Cobrança: Caiado, cadê a clínica de hemodiálise de Campos Belos (GO)?

Promessa feita há dois anos a líderes regionais

Quando iniciou seu governo, Ronaldo Caiado reconheceu a urgência necessidade de uma clínica de hemodiálise em Campos Belos (GO).

Inclusive, ainda senador, fez um longo discurso no Congresso Nacional e citou essa necessidade e a distância do município para os centros de hemodiálises mais próximos.

“Pacientes de Campos Belos têm que andar, três vezes por semana, mais de 1.000 km para fazer a filtragem do sangue”, disse o então senador aos parlamentares.

Eleito governador, Caiado foi a Campos Belos e comprometeu-se a criar uma clínica de hemodiálise na cidade, pousando com cartazes feitos por pacientes e familiares.

Mas já está se findando seu governo e os pacientes renais ainda penam todos os dias numa triste realidade.

Pedidos de autoridades e de pacientes

Em novembro de 2019, Ronaldo Caiado determinou ao secretário de saúde do estado as providências necessárias de autorização para a construção da clínica, que poderá salvar muitas vidas na região do nordeste de Goiás.

A informação foi trazida ao Blog, à época, pelo pecuarista José de Sousa Júnior, que pegou uma carona numa reunião entre o governador, o deputado federal José Nelto, o ex-prefeito de Campos Belos, Aurolino Ninha e o então vereador Juranda, hoje falecido.

“Na oportunidade apresentei ao Sr. governador Ronaldo Caiado todo o sofrimento dos pacientes que enfrentam esse tratamento ao ter que viajarem até Formosa. Expus a extrema necessidade de termos uma clínica aí na nossa região, inclusive, noticiei os recentes falecimentos que ocorreram por falta da clínica”, disse José Júnior.

“Disse ao governador que a sociedade está disposta a nos ajudar e que a nossa região, apesar, de pertencer ao Nordeste goiano, é totalmente distinta de Posse. Diante então, dos nossos argumentos, o Sr. Governador determinou ao Sr. Secretário de Estado de Saúde que providenciasse a Autorização para construção da nossa Clínica de hemodiálise”, disse o pecuarista. 

“Quero na oportunidade agradecer o Deputado federal José Nelto, que inclusive nos prometeu uma emenda parlamentar de 700 mil reais para a construção e o Empresário Marcílio por ter nos convidado para participar dessa Audiência”.

Mais uma morte de um paciente renal crônico

No mesmo mês, mais um paciente renal crônico tinha perdido a vida, em virtude, principalmente, da doença e do sofrimento que ela traz aos pacientes e à família.

Naquela oportunidade, a dor atingiu o ceio da família da vereadora de Campos Belos Ivone do Touro, que perdeu a sua matriarca.

Ela era uma das dezenas de doentes renais crônicos de Campos Belos, que não tem como fazer os procedimentos de filtragem do sangue na cidade.

O sofrimento está nas palavras de uma de suas filhas.

“Gostaria de agradecer a todos pelas mensagens e abraços de carinho e apoio. A dor é inigualável e todo esse gesto de carinho tem nos ajudado muito.

Minha mãe era tudo pra mim, ela foi mais que minha mãe foi minha melhor amiga e quem nos conhecia sabe da nossa amizade, durante esses 37 anos que tive o privilégio de conviver com ela, foi uma experiência linda de aprendizado e carinho mútuo, ela cuidou de nós e prometi a ela que enquanto eu conseguisse ficar de pé cuidaria dela e cumpri. 

Ela sentiu todo meu amor, e não deixei de dizer em nenhum momento o quanto eu a amava e admirava. Minha mãe se foi, deixando em pedaços meu coração. Ela me ensinou tudo na vida a ser esforçada e forte, honesta e verdadeira, só não me ensinou a viver sem ela”. 

Deixe um comentário