Claudia Lelis requer instalação da patrulha Maria da Penha em municípios da região sudeste e sul do Tocantins

Neste mês de comemoração ao dia internacional da mulher, a deputada estadual Claudia Lelis (PV) apresentou uma série de projetos de lei e requerimentos em defesa e proteção à mulher.

Entre os projetos, a parlamentar solicitou através de requerimento que o Governo do Estado realize a implantação da patrulha Maria da Penha (PMP) em seis municípios da região sul e sudeste do Tocantins. Claudia Lelis solicita a PMP em Taquatinga, Dianópolis, Porto Nacional, Gurupi, Palmeirópolis e Formoso do Araguaia.

De acordo com a parlamentar é necessário o fortalecimento da rede de proteção à mulher tocantinense, com mais projetos de apoio financeiro e social, além de aumentar mais a atuação da polícia no interior do Tocantins.

“Com a patrulha em seu município, a mulher sabe que está mais protegida e não está sozinha. Não é só proteger, mas sim proteger e identificar quais os indicadores que condicionam esta mulher a estar dentro da violência.

Quando nós reinserimos a mulher dentro de programas sociais, ela compreende que existe outras formas de viver para muito além dessa violência”, disse.

Patrulha Maria da Penha

A Patrulha acolhe e monitora mulheres que solicitaram ou já estão com o deferimento das medidas protetivas de urgência, com intuito de salvaguardar a vida e a garantia de seus direitos humanos, através de atendimento jurídico, psicológico, de assistência social e intervenção policial, vigilância, acompanhamento e monitoramento do perímetro arbitrado pela justiça e apontado pela mulher protegida.

PMP funciona somente em Palmas, onde desde que foi instituída, há quase 5 anos, já atendeu mais de 4 mil atendimentos.

Deixe um comentário