Campos Belos: Festejos do Divino Espírito Santo de Campos Belos encerrou neste Domingo de Pentecostes

Por Evônio Madureira,

O último dia dos festejos, quando a Igreja Católica comemora a Festa de Pentecostes, é marcado pela solene procissão em louvor ao Divino Espírito Santo que, partindo da Igreja Matriz, percorre as principais ruas da cidade. 

É uma das maiores, senão a maior, manifestação religiosa da cidade, da qual participam milhares de devotos.

O padre Irason e sua equipe de ministros e ministras, acompanhado de vários voluntários da igreja, comandou a festa durante dez dias, com início numa quinta-feira, 40 dias após a Páscoa, a Festa do Divino seguiu até o Domingo de Pentecostes. 

Oficialmente, os festejos começam na casa do festeiro, onde, após a concentração, os devotos se dirigem na Passeata das Bandeiras até a Igreja Matriz. Em frente ao templo, ocorre o primeiro ato oficial, a “Abertura do Império”, seguido da “Bênção das Bandeiras”, testemunhadas por devotos e autoridades municipais e religiosas. 

Diariamente, a partir do primeiro sábado da festa, são realizadas as Alvoradas, em que os devotos percorrem as ruas do centro da cidade proferindo orações em louvor ao Espírito Santo. 

Todos os dias após as missas os devotos e visitantes lotaram a Barraca do Divino para se deliciarem com as comidas típicas da cidade. Todos elogiaram a organização da festa, a comida e o atendimento especial das voluntárias e voluntários da Festa do Divino. 

Últimos dias da festa

Na quinta (21) o Padre Irason lembrou que fazia cinco anos do falecimento do padre Rubens assassinado em Campos Belos em 2010. 

Vestidos de branco, a pedido do padre Irason, os paroquianos lotaram a igreja do Divino para prestar homenagem ao Padre Rubens que foi grande amigo do padre Irason e dos paroquianos de Campos Belos. 

“A missa homenagem ao padre Rubens foi muito bonita. O padre Irason chorou o tempo todo”, disse Dina Furtado Madureira, uma das Ministras da Eucaristia. 

Na sexta (22), durante a missa solene na Igreja do Divino, à noite, a convite do padre Irason, a professora de música Rondilene Santiago, fez uma bela apresentação musical com as alunas “Tocadoras de Flauta Doce”, que estudam no projeto musical executado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município. 

No sábado (23) foi o dia do desfile da grande cavalgada, saindo pela manha do Posto Aza Branca, percorrendo a principais avenidas e ruas da cidade, retornando ao meio dia ao Posto Aza Branca, onde os cavaleiros receberam a benção do Padre Irason. 

Em seguida foi servido um belo almoço pelo empresário Hélio Cruz que iniciou a cavalgada que hoje é uma tradição religiosa da Igreja Católica de Campos Belos. À noite foi celebrada a missa em homenagem aos cavaleiros.

Na manhã do Domingo de Pentecostes, encerrando as festividades, foi celebrada a missa solene na Igreja do Divino Espírito Santo. 

Após a missa foram realizados os batizados e ao meio dia foi servido o almoço na Barraca do Divino com uma grande galinhada. No início da tarde foram leiloados os bezerros e animais recebidos por doação dos devotos. 

O padre Irason agrade toda a população e voluntários que ajudaram na organização da festa e aproveita para convidar a todos para a festa do próximo ano.

Deixe um comentário