Blog Dinomar Miranda é homenageado e reconhecido no Desfile de Arraias (TO)

O Desfile de 7 de Setembro é a maneira cívica que cada brasileiro tem para reverenciar a Nossa Pátria e homenagear pessoas, instituições e eventos históricos que foram ou são importantes para o país e para cada comunidade.

E foi com muita surpresa e emoção que recebi uma fotografia de uma estudante conduzindo uma faixa homenageando as mídias e o Blog Dinomar Miranda, durante o Desfile de 7 de Setembro, ocorrido ontem, na cidade histórica de Arraias (TO), sudeste do estado.

“Passando aqui para te informar que, ontem, a Escola Agrícola fez uma menção ao seu Blog como um dos grandes aliados nossa luta contra o fechamento da mesma em Junho de 2013. Saiba que a sua importante contribuição naquela ocasião jamais foi esquecida”, escreveu uma professora da Escola Agrícola de Arraias.

Em 2013, o governo do estado decidiu fechar a Escola Agrícola de Arraias (TO), instituição que funciona em formato de internato para alguns alunos, de suma importância para toda a região, em especial para as comunidades quilombolas, que enviam seus filhos para lá, onde obtêm apoio educacional, alimentação e moradia.

O Blog comprou a briga dos estudantes e dos professores e numa campanha épica, conseguimos convencer, sob pressão, os entes políticos envolvidos.

Felizmente conseguimos, juntos, escola, comunidade e os meios de comunicação, barrar a extinção da Escola Agrícola de Arraias.

Dez anos depois, nosso Blog ainda permanece na memória histórica dessa importantíssima instituição de educação do Tocantins e de nosso país.

Nesta semana, ao publicar a morte do ícone da sanfona regional, Luís Farofa, eu disse e lamentei o quanto nossos artistas queridos  são esquecidos e não podem viver e cuidar de sua família com seu talento.

Pior, nem homenagem em vida recebem. Paçoca merecia muito ter sido aclamado e aplaudido, em vida.

Infelizmente essa é uma prática cultural de Campos Belos (GO) e de outras cidades da região: esquecer seu povo; esquecer seus talentos; esquecer seu maior patrimônio, que é sua gente.

E são essas singelas homenagens, como esta feita em Arraias (TO), que nos indicam que estamos fazendo a coisa certa; que estamos no caminho correto. Que honra ser homenageado.