Aumenta a tensão entre produtores rurais e ativistas Sem Terras em São João da Aliança (GO)
- On:
- 0 comentário


É preocupante o aumento de tensão entre produtores rurais dos municípios de Água Fria e São João da Aliança, em Goiás, e o movimento sem terra FNL.
Depois de uma ocupação ou invasão de terras (movimentos sociais chama de ocupação e fazendeiros chamam de invasão) na fazenda Isabel, no último dia 7 de junho, só cresceu e recrudesceu o ambiente político e social nas duas cidades.
De imediato, logo após a ação da Frente Nacional de Luta (FNL), os agricultores reagiram e cercaram a fazenda com tratores para impedir o acesso de mais pessoas à fazenda.
Depois de muito diálogo, a fazenda Isabel foi desocupada.
No último dia 9, dois dias depois, cerca de 55 produtores rurais do município de São João D’Aliança se reuniram com membros da diretoria da Federação da Agricultura de Goiás FAEG para discutir o assunto e tomar iniciativas.
Nessa reunião ficou praticamente acertada a compra de duas camionetes novas para a Polícia Militar realizar o patrulhamento rural, tanto na parte alta de São João D’Aliança como também no Vale do Paranã.
No dia 12, os produtores fizeram uma grande manifestação pela ruas da cidade de São João, com tratores e maquinários agrícolas.
Neste sábado (13), o proprietário da Fazenda Disbrave posicionou maquinário na entrada da sua sede e hasteou a Bandeira do Brasil.
Por outro lado, a FNL mobilizou a deputada federal Erika Kokay (PT/DF), da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, uma histórica defensora dos sem terra e de outros movimentos sociais.
A pergunta, segundo o sargento Elias Alves, que comanda a PM na localidade, é se a Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás, realmente se tornou o novo “Pontal do Paranapanema”?

![]() |
Bandeira do Brasil hasteada e máquinas impedem acesso a fazenda |