Agenda Goiás é lançada em Goiânia. Nordeste goiano, a região mais pobre do estado, novamente ficou de fora



Por Davillas Chaves, 


Lendo O Popular de ontem, observei com estranheza o fato da segunda edição do programa Agenda Goiás propor a realização de fórum sobre o desenvolvimento da região Nordeste de Goiás na cidade de Formosa (Entorno de Brasília), enquanto todas as outras regiões ou microrregiões contarão com atividades em uma cidade-polo pertencente à própria região.


Há muito tempo venho reivindicando maior atenção à segurança pública e à assistência social do Nordeste de Goiás e deixo registrada aqui a minha insatisfação com o governo de Goiás pelo abandono dessa região, inclusive agora com a Agenda Goiás que ignora essa parcela da população ao deixar de lado as duas cidades-polos da região, Campos Belos e Posse.


Ao ver o mapa do Nordeste Goiano em cinza na reportagem de ontem, tive a sensação de abandono e de que a região Nordeste não pertence a Goiás, o que deixa dúvidas sobre o sucesso desse projeto para cidades como Monte Alegre, Campos Belos, Guarani de Goiás, Divinópolis de Goiás, São Domingos, Nova Roma e outras, tão distantes de Formosa e do epicentro das discussões.


Será que Campos Belos ou Posse não possuem condições para abrigar tal evento ou a distância física impossibilita a inclusão da região Nordeste de forma eficiente?


A ideia é levar fóruns e palestras para cada região e microrregiões do Estado para discutirem questões-chaves sobre as localidades.
A região Nordeste terá o tema Segurança social, porém, foi a única região que não sediará os eventos.

A realização do evento precisa ser feito uma de nossas cidades, como por exemplo Posse ou Campos belos, as cidades-polos da região.



Ministro e governador apontam caminhos para desenvolvimento no Agenda Goiás






Um planejamento para os próximos dez anos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. 


Essa é a proposta do projeto Agenda Goiás, cuja segunda edição, Participação e Competitividade, foi lançado hoje, às 8 horas, na sede do Grupo Jaime Câmara.


Na quinta-feira, dia 25, Rio Verde vai sediar o primeiro dos dez fóruns que serão promovidos até novembro em cidades-polos regionais, proporcionando um levantamento das características e demandas locais e discussões sobre o potencial socioeconômico do Estado.


 O projeto é uma realização do POPULAR com apoio da Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás (Segplan), do governo de Goiás e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO).


O presidente do Grupo Jaime Câmara, Cristiano Roriz Câmara, avalia que o Agenda Goiás é um projeto de enorme utilidade para o Estado porque visa aumentar a nossa capacidade competitiva e, por consequência, produtiva e econômica. “Ao eleger eixos estruturais, contribui para a busca de benefícios nas áreas econômicas e sociais”, comenta.


Lembrando a primeira edição, em 2005, ele analisa que mudou o contexto. Há dez anos, diz, o País estava em franco crescimento, com ótimas perspectivas em um momento favorável do mercado internacional. 


“Hoje, temos um enorme desafio com a fase difícil que o Brasil atravessa.” Reavaliar as potencialidades regionais para um novo planejamento, diz ainda o presidente do GJC, contribuirá para que Goiás possa consolidar o que já fez nos últimos anos e avançar em direção a uma maior participação na economia nacional e internacional.


Em cada cidade um tema servirá de eixo, com palestra pela manhã proferida por especialista convidado. Desenvolvimento econômico é o assunto sobre o qual o jornalista George Vidor falará em Rio Verde.


À tarde, o tema entra na pauta de reuniões de trabalho coordenadas pelo POPULAR, com participação de representantes do governo, de prefeituras, entidades de classe, Ministério Público e universidades, numa abordagem interativa com os demais temas escolhidos: proteção social, gestão pública, meio ambiente, parcerias públicas e privadas, segurança, infraestrutura e logística, educação e desenvolvimento urbano.


Após cada fórum será publicado um caderno especial com todo o conteúdo debatido, o que formará, ao final do ano, uma agenda para os próximos dez anos. O resultado de tais estudos e ações deve converter-se em maiores oportunidades e qualidade de vida para a população goiana.


No lançamento do projeto estará presente o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, filósofo, professor e teórico social brasileiro. 


Também estão confirmadas as presenças o governador Marconi Perillo e do secretário estadual de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto.


“A Agenda Goiás é uma grande contribuição que o Grupo Jaime Câmara e o governo de Goiás, com apoio do Sebrae, oferecem às futuras gerações ao debater os temas mais estratégicos para o futuro do Estado, definindo pilares do planejamento estratégico de hoje e de amanhã”, observa o governador.


O secretário Thiago Peixoto também ressalta a importância de buscar subsídios e traçar metas. “A sociedade espera que o governo sempre dê um passo à frente. 


Por isso, precisamos de uma nova agenda de desenvolvimento, com um diagnóstico preciso e com metas específicas a serem alcançadas pelo Estado. O Agenda Goiás será como um raio-X de Goiás que permita o planejamento, fundamental para uma boa gestão.”


Fonte: O Popular

Deixe um comentário