Brasília vai sediar o maior evento de Marketing Político para capacitação profissional, com foco nas eleições de 2022

Em outubro deste ano a população irá as urnas escolher deputados estaduais e federais, governadores, senadores e o presidente da República.

As campanhas eleitorais são sempre um desafio tanto para os candidatos quanto para os profissionais envolvidos. Vale lembrar que em 2018 muitos políticos experientes e renomados ficaram sem mandato ou tiveram uma queda expressiva na quantidade de votos.

Segundo Marcelo Vitorino, professor de marketing político e  idealizador do Imersão Eleições 2022 com mais de 20 anos de experiência na área, o fracasso de muitos políticos na eleição passada se deve a três fatores: transformação do interesse do eleitor, mudança na forma tradicional de se fazer comunicação política e o amadorismo na comunicação nas campanhas eleitorais.

“Os eleitores hoje exigem uma comunicação mais direcionada e formatada de acordo com seus interesses. O modelo tradicional de fazer campanhas contemplava apenas uma comunicação mais genérica, pouco segmentada, baseada na repetição de número de urna.

Além da falta de entendimento dos candidatos, um dos maiores problemas está em encontrar profissionais qualificados para esse novo modelo.  E foi justamente com o objetivo de dar melhores condições de disputa para candidaturas que criamos o Imersão Eleição 2022, que é uma evolução do nosso programa de preparação anterior.”, afirma Vitorino.

Serão quatro dias de aulas intensas focadas nos pilares da comunicação de campanhas eleitorais: planejamento de conteúdo, planejamento de campanha, mobilização e combate a fake news e impulsionamento eleitoral.

Ao todo, serão 24 horas de conteúdo e prática, com uma metodologia dinâmica em que os alunos poderão participar e tirar dúvidas.

“Vencerá  a eleição aquele candidato que estiver melhor preparado, que souber fazer coletar dados para estabelecer conexão constante com o eleitor, que construir uma reputação que resista a crises de imagens, que entregar o conteúdo certo ao público certo, no momento certo, e souber mobilizar pessoas para furar a bolha, combater fake news e espalhar a mensagem da candidatura. O Imersão é um curso intensivo que ensina todos esses passos”, conclui Vitorino.

O Imersão Eleições 2022 está disponível em duas modalidades: presencial e à distância. Informações e inscrições pelo site https://imersaoeleicoes2022.com.br/.

Conheça os professores

O curso será ministrado por Marcelo Vitorino e Natália Mendonça.  Os dois já formaram mais de 15 mil alunos e candidatos para o mercado de marketing político. Em 2020, seus alunos fizeram mais de 400 campanhas vitoriosas de prefeituras e mais de 1.500 de vereança, em todo o Brasil.

Vitorino é pioneiro no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Já atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000.

Dedicado inicialmente a campanhas digitais desde 2008, atuou campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, Emanuel Pinheiro para prefeitura de Cuiabá em 2020 e governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010).

Atuou também em diversas campanhas para deputados federais e presidenciais com José Serra (2010) e Geraldo Alckmin (2018).

Além disso, é professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM, em São Paulo, e coordenador dos cursos Guia do Marketing Político e MBA em Marketing Político e Comunicação Governamental, do Instituto de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP, em Brasília. É também autor do livro publicado pela Matrix Editora “Coisas que todo profissional que quer trabalhar com marketing político digital deveria saber”, que está em sua segunda edição.

Natália Mendonça é publicitária especializada em marketing digital com 11 anos de experiência no mercado de marketing político.

Atua na área performance digital com foco em estratégias de tráfego pago (impulsionamento) e análise de dados (web e social analytics) para entrega de resultados com uso de ferramentas digitais.

Já montou operação e coordenou equipes de comunicação política em mandatos e campanhas eleitorais nas 5 regiões do país, em todos os pleitos, entre elas estão Partido NOVO (Vereadores, 2016), Geraldo Alckmin (Presidência, 2018), Emanuel Pinheiro (Prefeitura de Cuiabá, 2020).

Também é professora no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM, em São Paulo, e nos cursos Guia do Marketing Político e MBA em Marketing Político e Comunicação Governamental, do Instituto de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP, de Brasília

Deixe um comentário