Desastre, em 1984, com 31 boias-frias da Adepasa em Novo Alegre e a denúncia de Ivan Murta e do jornalista Dairano Barbosa Cordeiro

Fotografia do jornal Correio Braziliense

O bibliotecário Dimas Justo, servidor do Senado Federal, nos presenteou, neste domingo (9), com uma relevante história do início década de 80, em Campos Belos, Arraias e Novo Alegre, de um gravíssimo acidente, com 31 feridos e três mortos, que bem demonstra como naquela época tudo era difícil, cheio de injustiça e como fazia falta um Blog como este.

Dimas Justo diz que Ivan Murta, delegado de polícia em Campos Belos, procurou o jornalista Dairano Batista para denunciar o abandono dos trabalhadores da agroindustrial chamada de Adepasa.

“Eu não me lembrava desse fato. E fomos vizinhos de casa (Ivan Murta), na Rua Ciríaco Antônio Cardoso, por volta de 1985 e 1986. Um dia desses, encontrei uma reportagem do Correio Braziliense (com zê mesmo), de 1984, onde Seu Ivan, pai do colega Nilvan Murta, é mencionado naquele episódio.

Estou divulgando aqui porque pode ser que outros estejam com a memória fraca assim como eu”, escreveu Dimas.

Abaixo segue a transcrição do Correio Braziliense da época.

Bóias-frias sem ajuda podem morrer no HBB – A usina de álcool Agropalma Adepasa, localizada no município de Arraias (GO), está sendo acusada de não prestar qualquer assistência aos bóias-frias Deusdete Paulino de Assis, Ademir Alves Militão e Valdir Vieira de Carvalho, internados em estado gravíssimo, em consequência de um acidente de automóvel envolvendo cerca de 30 peões, no dia 31 de outubro, quando retornavam de caminhão ao Piauí, estado de origem.

Adelmir e Valdir, com fraturas expostas, estão internados no Hospital de Base, enquanto Deusdete Paulino, está numa clínica médica do município de Campos Belos (GO), para onde os acidentados foram removidos depois do acidente. Acontece que, até hoje, ninguém da usina procurou saber do estado de saúde dos bóias-frias, nem ao menos o local em que estão internados, segundo denunciou, ontem, o jornalista Dairano Barbosa Cordeiro.

Mortos

Dairano Batista disse que foi informado, através do delegado de Campos Belos, Ivan Almeida Murta, que no local do desastre, nas proximidades do povoado Alegre, foram encontrados os corpos de José Wilson de Moura, Francisco Soares da Rocha e Aédio Silva.

Ao todo, segundo ele, saíram feridas 31 pessoas, das quais Adelmir Alves e Valdir Vieira, por apresentarem quadro dos mais graves, tiveram que ser transferidos para o Hospital de Base, onde permanecem internados sem receber a assistência necessária.” Correio Braziliense.

Deixe um comentário