Governo entrega nova sede do Núcleo Regional de Perícia Criminal de Dianópolis (TO)

Nesta quarta-feira, 29, em Dianópolis (TO), sudeste do estado, o Governo do Tocantins entregou a nova sede do Núcleo Regional de Perícia Criminal da cidade (NRPC), vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

A unidade é dotada de espaço mais amplo e confortável para os serviços da Polícia Científica do Estado. A comitiva do Governo também realizou vistoria no Hospital Regional de Dianópolis, que atende o município e outras cidades do sudeste do Tocantins.

“Este é um trabalho que fazemos em parceria com as prefeituras, para facilitar a vida da população, que agora passa a ter serviços especializados em perícia em seu próprio município.

Estamos descentralizando [os serviços] por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e, levando para todos os municípios do Estado, serviços públicos com qualidade”, declarou o governador Wanderlei Barbosa durante a entrega do 8° NRPC.

O Núcleo, que antes funcionava em um espaço de 12 m² cedido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), agora possui um ambiente mais amplo, o que permitirá a prestação de novos serviços à população, conforme explicou o chefe do 8° NRPC, Luciano Barreto. “Uma conquista que vínhamos lutando há bastante tempo. A estrutura anterior era bem precária”, pontuou.

O Núcleo passará a ofertar todos os tipos de perícias existentes, como exames periciais em local de acidente de trânsito, homicídios, furtos e roubos, além de inspeções de vistorias e avaliações.

Para realização das perícias específicas que só são feitas nos núcleos especializados de Palmas, os peritos de Dianópolis deverão coletar e enviar à Capital os vestígios para os respectivos exames.

O secretário executivo da SSP, Reginaldo de Menezes Brito, afirmou que a instalação do 8° NRPC representa um avanço para os serviços prestados pela Polícia Científica na região.

“Este núcleo aqui vem fortalecer a investigação no inquérito policial. Com o laudo pericial bem feito no devido local, o inquérito fica mais completo, com provas contundentes. Isso é um avanço muito grande para a Polícia Civil, para a Polícia Científica e para a própria SSP”, completou. 

A superintendente de Polícia Científica, Aldênis Cavalcante, agradeceu à gestão estadual pelas melhorias para a boa prestação de serviços. “Esse núcleo aqui é uma conquista. Os peritos, tendo um ambiente salutar para trabalhar, conseguem desempenhar um melhor serviço para a sociedade”, frisou.

Vistoria ao Hospital Regional de Dianópolis

Após inauguração do novo espaço da SSP, a comitiva do Governo do Tocantins vistoriou o Hospital Regional de Dianópolis, que recentemente recebeu novos equipamentos para cirurgias e outros procedimentos médicos de assistência à população. 

O diretor do hospital, José de Ribamar Gomes Filho, detalhou que foram cedidos uma mesa cirúrgica nova, dois carrinhos para procedimento de anestesia, três monitores e sistemas modernizados de mamografia e de raio-x.

“Não estamos mais com falta de medicamentos e realizamos, em média, 80 a 90 cirurgias eletivas por mês, fora as emergências. Hoje, a expectativa é ampliar o tamanho do hospital”, expressou. 

O médico dianapolino José Viana Póvoa garantiu que o hospital vem melhorando seu atendimento nesta atual gestão estadual.

Segundo o médico, atualmente, a unidade passou a realizar procedimentos que antes não existiam como cirurgias de vesícula, de hérnia, ortopédicas, histerectomias, períneo, cesáreas, dentre outras que são demandadas pela população da região.

Deixe um comentário