Criada a Associação de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Campos Belos – TCMA

Foi criada nesta semana a Associação de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Campos Belos (TCMA). A primeira presidente da instituição é a empresária e ativista Fabiane Carla Gontijo.

No início da semana, ela esteve reunida com o prefeito de Campos Belos (GO), Pablo Geovanni, com a presidente da Câmara de Vereadores, Ivone do Touro, e outras autoridades locais.

Na oportunidade, a empresária apresentou uma profissional turismóloga, que está orientando tecnicamente a TCMA e levando as possibilidade de exploração do município nas questões de turismo, como a revitalização do Balneário do Rio Bezerra e o mapeamento da bacia do rio do Mosquito e suas trilhas e cachoeiras.

A presidente da TCMA também mandou ofício ao deputado estadual Paulo Trabalho, informando sobre a nova entidade e de sua importância para o município.

Segundo Fabiane Gontijo, empresários, arquitetos, engenheiros, turismólogos, professores, vereadores e lideranças de diversos setores, públicos e privados, têm uma missão árdua, mas porém assertiva no desenvolvimento econômico e social do município através do turismo.

“Trazendo renda e qualidade de vida a nossa gente. Voltando a resgatar a cultura e valorizando o nosso município e demonstrando para nossa própria sociedade que também temos potenciais turísticos, tanto no turismo de negócios, como o turismo de experiência e aventura e que todos esses podem ser desenvolvidos de forma planejada, segura e em harmonia com a natureza! Ecoturismo”, diz ela.

Riachos

A propósito, o Blog já traz uma demanda importante para que a TCMA debruce-se sobre ela.

Campos Belos conta com cinco riachos, que cortam sua zona urbana, que brotam em várias regiões, nos sopés das serras locais. Eles precisam de um olhar especial.

Estão contaminados com esgotos, assoreados, invadidos, destruídos.

Resistem porque são fortes. O Ferrerinha, por exemplo, corre água o ano inteiro, inclusive na época da estiagem de agosto e setembro.

As nascentes de todos eles também pedem socorro. Há uma invasão descomunal da comunidade de Campos Belos sobre área de proteção ambiental, construindo imóveis e arrasando com as nascentes que ainda resistem nos pés dos três morros.

Quem conhece Campos Belos, se apavora ao ver como as veredas nos arredores do Clube Arrepia e dos buritizais estão sob ataque.

Se a Câmara de Vereadores, a prefeitura, a TCMA e demais entidades da sociedade não tomarem atitude e assumirem suas responsabilidade, todo esse patrimônio ecológico somente estará nos livros de história e os rios dependentes, ao longo malha de curso d´água, como o Montes Claros e o Bezerra, a cada ano ficarão mais secos e mortos.

Uma política do uso do solo tem que ser aprovada urgentemente. Este é o pontapé inicial.

Deixe um comentário