No último mês de seu mandato, José Eliton priorizou o pagamento da obra de pavimentação de estrada que passa por sua fazenda, na GO-453, trecho Posse/Guarani
A primeira prestação foi o maior repasse único na lista de pagamentos a empreiteiras no mês de dezembro, segundo levantamento feito pelo Jornal O POPULAR no Portal da Transparência do governo estadual, com os dados disponíveis até sábado (29).
A obra de pavimentação na GO-453, trecho Posse/Guarani, próximo ao Parque Estadual de Terra Ronca, é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e tinha custo inicial de R$ 60,2 milhões, oriundos de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED).
Com os repasses deste mês, o governo quitou 70% do preço total da obra. O contrato com a construtora São Cristóvão foi assinado em 20 de setembro de 2017, com previsão de execução em três anos.
Desde a assinatura do contrato, a oposição utiliza a obra em críticas ao governador José Eliton. Durante a campanha eleitoral, os adversários do tucano também citaram o caso.
O promotor de Justiça Fernando Krebs, do Ministério Público Estadual (MP-GO), instaurou inquérito em 2017 para investigar o benefício ao então vice-governador.
Além da obra da GO-453, a duplicação da GO-070 entre a cidade de Goiás e Mossâmedes entrou na lista de prioridades do governo estadual nos pagamentos de dezembro.
Houve grande acúmulo de faturas, afirma Codego
O presidente da Codego, Francisco Abreu, admitiu que o pagamento da pavimentação na GO-453, trecho Posse/Guarani, foi o único liberado no fim de ano para obras sob a responsabilidade da estatal.
A reportagem não conseguiu contato com o titular da SED nem com o governador José Eliton. Ontem foi ponto facultativo no Estado.
Fonte: O Popular