Ministério Público participa de reunião de trabalho de projeto do TJGO voltado à promoção da cidadania da comunidade kalunga
O Ministério Público de Goiás (MPGO), por intermédio da Promotoria de Justiça de Cavalcante, participa hoje (9/5) de reuniões de escuta da comunidade quilombola Kalunga, no âmbito do projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania, do Poder Judiciário.
A iniciativa busca promover o resgate da justiça e da cidadania para a comunidade, com efeito de reparação histórica para os povos quilombolas.
Integrante do grupo de trabalho, a promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto participou das oitivas à comunidade, que aconteceram nos períodos matutino e vespertino, no salão do Tribunal do Júri da comarca.
Mais de 30 lideranças da comunidade e autoridades locais estiveram no encontro, no qual foram apresentados temas como o acesso e a garantia a tratamento de saúde e a proteção às mulheres vítimas de violência.
De acordo com os idealizadores da iniciativa, a intenção é a de ouvir os quilombolas, pois “eles são os protagonistas e os principais atores do projeto”.
Pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), estiveram presentes o juiz auxiliar da Presidência Reinaldo de Oliveira Dutra; a juíza Érika Barbosa Gomes Cavalcante; o secretário-geral da Corregedoria, Gustavo Machado do Prado Dias Maciel, e o diretor do Centro de Saúde, Paulo Henrique Fernandes Sardeiro.