Tá pegando: sem energia há dois meses, agência do INSS de Niquelândia (GO) desloca perícias médicas para Uruaçu (GO)
Segurados que dependem da agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Niquelândia, no norte de Goiás, estão passando por sérios transtornos há pouco mais de 60 dias, após a queima de um transformador de energia elétrica que paralisou por completo os atendimentos no local.
No portão principal do prédio, foi afixado um aviso que relata o fechamento temporário do prédio, que faz esquina com a Avenida Brasil e é vizinho à sede do Ministério Público (MP).
Além das questões de ordem burocrática – como requerimento de pensões, aposentadorias e outros serviços – pessoas acamadas, operadas e/ou com algum tipo de incapacidade para voltar ao trabalho estão precisando se deslocar até a agência do INSS em Uruaçu – a mais próxima, distante 90 quilômetros de Niquelândia- para realizar uma simples perícia-médica para renovação do Auxílio-Doença.
ACAMADA E SEM O BENEFÍCIO
Por causa desse transtorno, a perícia de Idelmi foi marcada pelo INSS, apenas para o dia 28 de fevereiro, na agência de Uruaçu, quando terão passados 45 dias da delicada intervenção cirúrgica.
SOFRIMENTO TAMBÉM PARA COLINAS DO SUL
A dificuldade apontada por Ildemi Spíndola também aflige a auxiliar-administrativo Lucimar Vasconcellos, também moradora em Niquelândia. Acometida há dois anos por um grave problema na coluna cervical, obteve o auxílio-doença desde então.
Ela necessita de uma cirurgia, mas como o procedimento é bastante delicado, ela tem postergado a intervenção com a prática de atividades físicas moderadas.
Como de costume, Lucimar renovava a liberação do benefício concedido por tempo indeterminado, submetendo-se regularmente à perícia médica na agência do INSS de Niquelândia para continuar recebendo os recursos da Previdência Social.
A última perícia havia sido realizada há seis meses, no próprio município. Porém – diferentemente de Idelmi Spíndola que conseguiu agendar a perícia em Uruaçu pelo site do INSS – Lucimar não conseguiu o mesmo pelo telefone 135, da Previdência.
A auxiliar-administrativo precisou ir com o marido pessoalmente à agência do INSS em Uruaçu apenas para requerer a realização da perícia médica, que já tem data: somente no dia 14 de fevereiro, com uma nova viagem e desgastante viagem de 180 quilômetros ida-e-volta entre Niquelândia e Uruaçu.
“Estou estarrecida com essa situação, com esse descaso (do INSS), ainda mais por causa de um problema num transformador de energia.
A empresa italiana confirmou por meio de nota oficial, que “a agência mencionada está com o fornecimento de energia prejudicado devido à falha em um transformador que pertence ao cliente (INSS).
Por seu turno, a Seção de Comunicação Social do INSS em Goiás informou que a provável solução para o problema seria comunicada através de uma “Nota Explicativa”, da Gerência da Executiva do INSS em Anápolis, a qual é subordinada a agência do INSS em Niquelândia, o que acabou não ocorrendo até às 18 horas desta sexta-feira (24).