Município de Lavandeira (TO) vai ganhar feira coberta
- On:
- 0 comentário
Com o apoio técnico e financeiro da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), os produtores e feirantes do município de Lavandeira, no Tocantins, vão poder contar com uma feira coberta.
O projeto tem o valor global de R$305 mil e as obras estão previstas para iniciar em agosto deste ano, com conclusão em maio de 2015.
Lavandeira fica na divisa do Tocantins com os estados da Bahia e Goiás e sua população é estimada em 1.749 pessoas.
A própria origem do município está ligada a uma feira, que se realizava aos domingos e era frequentada principalmente por famílias que vinham do interior fazer compras às proximidades do Rio Palma, que atualmente atravessa a cidade.
Com a nova feira coberta, espera-se oportunizar e fomentar vários segmentos da cadeia produtiva do município, tanto em atividades rurais, quanto urbanas.
A expectativa é que o espaço estimule a comercialização e produção de produtos básicos como arroz, feijão, milho, mandioca e hortaliças, bem como as atividades de artesãos e outros trabalhadores, com eventos de cunho social como cinema ao ar livre, teatro e a realização das principais festas locais, para que também estimulem o turismo que já é movimentado por pessoas atraídas pelas belezas do Rio Palma.
Segundo a coordenadora de infraestrutura da Sudam, Marilda Cohen, a nova feira coberta é um projeto da prefeitura de Lavandeira em Convênio com a Sudam e se insere no objetivo estratégico da Superintendência em fortalecer cadeias e arranjos produtivos locais na Amazônia Legal.
Com contrapartida da prefeitura, os recursos são provenientes de emenda parlamentar de autoria do Senador Vicentinho Alves.
Fonte: Sudam