Helio Cruz: o visionário que criou a Festa Agropecuária de Campos Belos e agora monta uma Cia de Rodeios

Hélio Cruz criou a festa agropecuária de Campos Belos
no início dos anos 90 





Nesta semana, fui à direção do Sindicato Rural de Campos Belos solicitar uma credencial de imprensa, para que pudéssemos acompanhar as festividades deste fim de semana, da XXI Exposição Agropecuária. 


Lá fomos muito bem recebidos pelo vice-presidente da entidade, o empresário e produtor rural Helio Antônio Cruz. 


Por mais de uma hora batemos um longo papo, quase uma entrevista. Além de empresário, Helio é uma das principais e mais respeitadas lideranças do PMDB na região.


Cruz é uma daquelas figuras visionárias e persistentes que permeiam o nosso país. Ex-bancário do Itaú em Brasília, resolveu deixar a profissão e fixar residência em Campos Belos, ainda no início da década de 80. 


Desde então, acreditou no potencial da cidade e investiu todos os seus sonhos e ajudou, com outros grandes homens, a transformar o município, em pouco menos de 30 anos, em um dos mais prósperos do nordeste goiano. 


Seu ramo inicial foi em postos de combustíveis e na atividade rural. Ao mesmo tempo,  lutou incansavelmente no crescimento e na consolidação do PMDB no estado. No nordeste goiano, ele sempre foi referência no partido e respeitado pelas grandes figuras como Iris Resende Machado e Siqueira Campos.  


Mas uma das grandes histórias construídas por Helio Cruz foi justamente a criação da Festa Agropecuária de Campos Belos, que em 2014 completa 21 anos. 


“Aqui neste Parque de Exposição só era poeira. O gado era mirrado e muitos dos animais mal podiam entrar nos caminhões tamanho eram seus chifres”, relembra ele, contando como era ruim a qualidade do gado na região, umas das mais pobres do país.


“Hoje nosso gado compete em qualidade com qualquer outro do estado de Goiás”, jubila ele,  contando sobre o quanto o investimento e o trabalho persistente de muitos produtores rurais transformaram a realidade local. 


Foi Helio Cruz um dos mentores e o primeiro presidente do Sindicato Rural do Município, uma entidade criada com o objetivo de fortalecer e ajudar os produtores. “Sempre acreditei que esta terra podia ser uma referência positiva no estado e hoje colhemos este fruto”, diz. 


A festa Agropecuária, uma das várias atividades realizadas pelo Sindicato liderado por Hélio, foi a maneira encontrada para os produtores gerarem divisas e ao mesmo tempo estreitarem o relacionamento com a comunidade local, com a promoção de eventos musicais e rodeios com animais, além, claro dos tradicionais leilões. 


“Sempre tive um sonho: trazer Gino e Geno para cantar em nossa cidade. E em 2014, junto com o atual presidente do sindicato, José Luiz, estamos realizando este velho sonho. Não é fácil e não é barato. Mas neste sábado teremos o grande show”, comemora. 


Mas para quem pensa que Helio Cruz já está está satisfeito com sua labuta vitoriosa, engana-se. O homem gosta de desafios.  


Há pouco menos de três anos ele montou uma companhia de rodeios, a Companhia Garcia. A empresa, totalmente campos-belense,  possui toda a estrutura para a promoção e a realização de rodeios, em touros e cavalos, a exemplo de serviços de som, iluminação, boiada, estrutura de arquibancadas e de arenas.


Do jeito que é visionário, não duvide que a Companhia do Hélio Cruz poderá se tornar, em poucos anos,  em uma das maiores do estado de Goiás. 

Gino e Geno: um sonho realizado, diz Hélio Cruz

Deixe um comentário