Feira da Agricultura Familiar integra programação dos 274 anos de Arraias (TO)


Como parte da programação de aniversário da cidade de Arraias, sudeste do Estado, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promoveu na última sexta-feira, 1º de agosto, o VI Encontro e Feira da Agricultura Familiar da cidade.

O evento, realizado na Praça da Matriz, mostrou a diversidade dos produtos produzidos pelos agricultores da região, tais como, hortaliças, comidas típicas e artesanatos, e contou com um grande número de visitantes. 

De acordo com Marcelo Cordeiro, gerente do Ruraltins em Arraias, mais de 30 produtores participaram da feira, vindos dos municípios de Paranã, Combinado, Novo Alegre e Lavandeira. 

“O objetivo principal da Feira é criar oportunidades para os agricultores comercializarem sua produção, além de promover a interação e troca de experiência entre eles e desta forma fortalecer e fomentar a produção local”, afirma o gerente.

A produtora Maria Zaida, do município de Combinado, trouxe queijo, requeijão e ovos. Segundo ela, seus produtos já são bem conhecidos na cidade. “Trouxe 140 queijos e a procura tem sido grande, acredito que ao final da Feira já tenha vendido tudo”, disse.

Um dos destaques do evento foram os produtores da Comunidade Cajueiro que trouxeram cenoura, alface, beterraba, jiló, dentre outros. Toda produção é resultado do projeto PAS – Produção Agroecológica Sustentável, do Ruraltins, que, no início do ano, instalou na comunidade uma horta circular.

Segundo a produtora Maria Aparecida dos Santos, a procura pelos produtos tem sido grande e a Feira da Agricultura Familiar é mais uma oportunidade para comercializar as hortaliças produzidas de forma saudável, sem uso de agrotóxico. 

“A horta melhorou tanto a nossa alimentação como a nossa renda. Hoje duas vezes por semana fazemos a entrega em um supermercado, em um restaurante e vendemos também na feira municipal, realizada todo sábado”, acrescentou a produtora.  

Para a professora Lília Rejane Ribeiro, que esteve visitando o local o evento é de suma importância para o município, pois incentiva a geração de emprego e renda no campo, como também o consumo de alimentos naturais. “A iniciativa é muito boa, é uma forma de valorizar os produtores e incentiva-los a produzirem mais e melhor”, frisou.

Fonte: Ruraltins

Deixe um comentário