Brasil: por que o país da água passa sede?



Por Jefferson Victor, 


O planeta terra tem cerca de 75% de sua área coberta por água, porém só 3% é doce, sendo que 2% ficam nas geleiras e apenas 1% está disponível para consumo.

O Brasil tem o privilégio de contar com a maior percentual, cerca de 10%, porém, sua população está irregularmente distribuída no território quando se compara as regiões.

As regiões Nordeste, Sul e Sudeste concentram 88% da população, com uma densidade populacional em torno de 87 habitantes por km2, isto tudo distribuída em 36% do território brasileiro, fato contrário à densidade demográfica do Norte e Centro-Oeste que possuem respectivamente 4,1 e 8,7 habitantes por km2, e juntas ocupam 64% do território total.

A região Norte detém 72% da água, seus mananciais concentram-se na Bacia Amazônica, a maior do mundo. As regiões Centro-Sul, Sudeste contam com 26% da água e a região Nordeste, a mais seca do país, conta com apenas 1%.

As regiões mais desenvolvidas apresentam a maior concentração populacional e com isso um consumo maior de água.


O Nordeste sempre foi o mais prejudicado, sua população sempre sofreu com a seca e com isto seu povo ao longo do tempo se espalhou por todo país , principalmente na região Sudeste e ficaram conhecidos nos anos sessenta como os “ retirantes da seca”.

A estiagem que se instalou no Brasil nos últimos anos mudou o cenário de várias regiões, e  a Sudeste  é a mais prejudicada, já que os mananciais existentes não estão sendo suficiente para a demanda e com isto uma crise sem precedentes.

Segundo especialistas, o problema em São Paulo é tão sério, que somente chuvas regulares por uns quatro anos poderá resolver o grave problema ali existente.

O racionamento anunciado pela Sabesp é o pior que se tem noticia na história da cidade, dois dias com água e cinco sem,  isso tem deixado a paulistano preocupado, pois  certamente diminuirá a qualidade de vida de seus moradores.

A falta de chuvas contribuiu para caos que se instalou em algumas regiões, porém a falta de planejamento e investimento de certa forma agravou o quadro.

Os rios Pinheiros e Tietê poderiam ser a solução para o problema, mas os governantes sempre admitiram que fossem usados  apenas  como escoamento de esgotos residenciais e industriais.

Nem tudo está perdido, é preciso haver maior conscientização sobre o meio ambiente, o homem tem que entender que ninguém vive sem água, ela é o combustível que move a vida e deve ser tratada com mais consciência.

-Por que a região Amazônica tem tanta água?

-É porque tem muita mata!

-E por que tem muita mata?


É porque tem muita água!


Este é o segredo. Não se pode esperar que  aconteça com o Brasil o  mesmo que  em  alguns países que desmataram sem controle e hoje padecem com a falta de água.

Deixe um comentário