A comunicação pública, o jornalismo cidadão e os boatos (de Campos Belos)



Quando o prefeito de Campos Belos (GO), Eduardo Terra, tomou posse em 1º de janeiro, este jornalista blogueiro foi à solenidade e, em dado momento, comuniquei ao prefeito que o Blog estava à disposição de sua gestão e que ele deveria usar a sabedoria e também as possibilidades deste meio de comunicação, para conversar e dialogar com a comunidade. 


Passados oito meses, não foram poucas as situações difíceis e complicadas, em termos de comunicação, que a gestão do Executivo local passou e tem passado, até por falta de diálogo, inclusive com este Blog.


Cito duas delas: a questão da transferência de um professor, presidente de um sindicato, e mortes de crianças no hospital público da cidade. 


Semana passada, o prefeito me ligou e conversamos por quase 40 minutos. 


Falei muito de comunicação; das nossas experiências como chefe de comunicação de um Tribunal Superior de nosso país, das experiências de 16 anos de comunicação dentro Exército e óbvio da nossa visão de mundo como jornalista. 


O prefeito perguntou se nós podíamos ajudar a comunicação da prefeitura da cidade a aumentar o diálogo entre a sua gestão e a comunidade e a ofertar informações públicas com mais qualidade. 


Obviamente, este Blog se colocou à disposição, mas com a condição de não haver qualquer pagamento por parte do órgão público ou do próprio gestor.  


Ficou acertado também que vamos fazer também uma palestra para os servidores, gestores e secretários do município, sobre mídia, comunicação pública, gestão da comunicação, atendimento, ouvidoria, ética, cidadania e outros assuntos que impactam diretamente na gestão da imagem e da reputação corporativa. 


A data ainda não foi acertada, mas deverá ser durante um feriado prolongado, porque até o gasto de transporte será por conta deste blogueiro. 


E não sei se os leitores perceberam, mas já começaram a sair algumas matérias, de ações da prefeitura, que mais se aproxima de um diálogo entre o órgão público e a comunidade. 


Boatos


Mas não é que já começaram a aparecer boatos maldosos! 


Há três dias um leitor nos mandou um áudio com a seguinte descrição:


“Aí Dinomar Miranda, tá beleza. Tá rolando uma conversa aqui em Campos Belos que Eduardo Terra tá dando cinco mil reais pro cê, para você não detonar ele no Blog seu aí”.  


Percebi também algumas insinuações em alguns comentários no próprio Blog. (Leia um dos comentários)


Obviamente tive que respirar profundamente, por longos três dias, até escrever essas linhas. 


Não. Este jornalista não recebe dinheiro de órgão público para fazer qualquer publicação, defesa  ou ataque a qualquer pessoa. 


A propósito, este Blog não me gera um centavo, nem em comercial. 


Certa feita até tentei emplacar algumas publicidades, para ao menos pagar a conta de telefone. 


Mas nem isso vingou. 


Há dez anos este canal de comunicação existe e faz o seu papel sem ter recebido um centavo de qualquer ente público, porque este não é o espírito. 


Podem ficar tranquilos. Desse tipo de fonte, não beberemos. 


E por óbvio também não iremos deixar de dar a nossa contribuição para aumentar o diálogo entre os órgãos públicos e as comunidades, principalmente da minha cidade natal. 

Contei esse episódio para deixar muito claro que a nossa espinha dorsal são a transparência e os caros valores éticos e morais que sempre fiz questão de cultivar. 


Tambem para não deixar qualquer tipo dúvida de que praticamos o Jornalismo Cidadão. Conhece o conceito?

Deixe um comentário