Audiência pública para discutir devastação do Rio Bezerra ocorre nesta terça-feira (19), em Arraias (TO)
- On:
- 0 comentário
Ocorre nesta terça-feira (19), a audiência pública convocada pelo Ministério Público Federal, a ser realizada na cidade de Arraias (TO), sudeste do estado, para discutir e apurar as responsabilidades para o derrame de rejeitos de minério, despejado no Rio Bezerra, ação flagrada constantemente por moradores ribeirinhas, ao longo dos últimos anos.
A Audiência pública vai ocorrer a partir das 15h, no prédio da Câmara Municipal de Arraias (TO).
Ela será coordenada pelo procurador da República Humberto de Aguiar Júnior, para, dentre outras providências, promover o debate sobre os principais desafios enfrentados para por em prática a efetiva recuperação da área ambiental degradada por parte da Itafós Mineradora.
Estão convidados a compor a mesa, dentre outros legitimados, representantes da Itafós e da Naturatins.
Cidadãos presentes também poderão se inscrever e participar da discussão do Tema.
Há quatro, em 2014, depois de várias publicações aqui neste blog denunciando a degradação do rio bezerra, pós chegada da mineradora, foi aberto um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre a Itafós e a Naturatins, para se recuperar a devastação ambiental sofrida pelo bioma local.
Mas parece que as condutas previstas não foram colocadas em prática e nada mudou em quatro anos.
É de extrema importância a participação de todos os segmentos da sociedade organizada, de Arraias e Campos Belos, a exemplo de escolas, universidades, ONGs, ambientalistas, comunidades ribeirinhas e quilombolas, vereadores, prefeitos e imprensa.