Rio Bezerra pode ser recuperado
- On:
- 0 comentário
A novela do Rio Bezerra finalmente poderá ter um episódio feliz.
O Rio Bezerra divide os estados do Tocantins e Goiás, passando pelos municípios de Arraias e Campos Belos e traz desenvolvimento para a região.
O auditório da câmara estava lotado e contou com a presença do MPF do Tocantins e do Goiás, representantes da Câmara Municipal e da Prefeitura de Arraias, da promotoria de Justiça de Campos Belos, da Secretaria de Meio Ambiente de Campos Belos, da Itafós Mineração, do Naturatins e da comunidade em geral.
Em seguida, a comunidade pode fazer perguntas aos órgãos presentes. Moradores de Arraias e de Campos Belos se manifestaram contra com a degradação do rio e relataram sobre a má qualidade da água que caiu ao longo dos anos.
A moradora de Arraias, Valdirene Gomes dos Santos, lamentou a falta de divulgação de alguns estudos sobre o impacto da instalação da mineradora na região.
O procurador Aguiar Júnior avaliou a reunião como produtiva. “O evento permitiu que tivéssemos noção do quão importante é o Rio Bezerra para população e também porque foi possível obter encaminhamentos concretos para solução do problema”.
Em 2014, o MPF abriu um TAC entre a Itafós e o Naturatins, para se recuperar a devastação ambiental. Ficou determinada a proibição de lançamento de dejetos no Rio Bezerra pela Itafós e paralisação de suas atividades, mas a população a alegou que a empresa não cumpriu o que havia acordado.