Mauro Carlesse vence eleição suplementar para o governo do Tocantins. Em Novo Alegre, obteve 95% dos votos


O agropecuarista Mauro Carlesse, do PHS, assumirá o governo de Tocantins. 


A vitória nas urnas foi anunciada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Ele disputava, com Vicente Alves, do PR, o segundo turno de uma eleição suplementar.

No total ele conseguiu 71,91% dos votos contra 28,09% de Vicentinho.
Carlesse foi eleito para um mandato tampão em uma chapa composta com Wanderlei Barbosa, também do PHS. 


Ele sucederá o governador Marcelo Miranda, do MDB, que teve o mandato cassado após ser condenado por abuso econômico, em março, pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo as regras da Justiça Eleitoral, o novo governador permanecerá no cargo até 31 de dezembro e poderá concorrer à reeleição no pleito de outubro. Carlesse deve ser empossado em 9 de julho.

“Meu profundo agradecimento a cada um que acreditou no nosso projeto”, disse em suas redes sociais. “Prometo honrar cada voto recebido e farei uma gestão que orgulhará a todos tocantinenses. Muito obrigado, Tocantins”, acrescentou Carlesse, após a vitória.

Empresário do agronegócio, Carlesse cumpriu mandato de deputado estadual em 2014. Ele é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), que, em 14 de junho,cumpriu mandados de busca e apreensão em gabinetes do governo. 


As autoridades policiais e também o TRE-TO investigam suspeitas de irregularidades em emendas parlamentares liberadas por Carlesse às vésperas do primeiro turno das eleições suplementares.

Chocolate

Em Novo Alegre, sudeste do estado, Mauro Carlesse deu uma goleada no senador Vicente Alves, com 95% dos votos válidos. 


Vicentinho obteve na cidade apenas 49 votos ou seja, 4,95%.


A quantidade votos nulos, bracos e abstenção no município somaram mais de 52% do eleitorado, que deixaram de escolher um candidato.


Nos bastidores, conta-se que o mérito foi para o prefeito de Novo Alegre Fernando Pereira,  que fez diversas reuniões.


“Tanto o estado, quanto os municípios dependem de investimentos vindos do governo federal para viabilizar projetos de grande porte. Para isso, o governador e Prefeito é peça-chave na articulação política entre União, estado e municípios”, disse um correligionário do prefeito.


Em Arraias, a toada não foi diferente. Carlesse obteve 83,54% e Vicentinho apenas 16,46% dos votos válidos. 


Com informações da EBC

Deixe um comentário