Artigo: A importância da assessoria de imprensa no marketing Digital


Por Douglas Sossai*,

Um bom serviço de assessoria de imprensa é fundamental para a divulgação de qualquer tipo de empresa. 


Diferente de uma comunicação publicitária, quando a sua própria empresa fala bem dela mesma, uma comunicação nos canais de imprensa recebe indiretamente o endosso dos veículos que a publicam. 

Ou seja, são outras empresas e pessoas falando de sua empresa. Gera mais credibilidade, certo?

Resumidamente, em tempos pré-Google, a assessoria de imprensa identificava diferencias, curiosidades ou pontos de interesse público sobre sua empresa, criava textos elaborados e enviava-os para os jornalistas. Se o jornalista julgasse o conteúdo interessante para o público de seu veículo, publicava a matéria.

O fato de ter uma notícia aparecendo em vários veículos já era uma forma de divulgação muito interessante.

Hoje a importância desse serviço aumentou ainda mais, pois precisa-se de conteúdo de qualidade para aparecer nos buscadores. 


É um ponto crucial de um trabalho de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para os motores de busca, o serviço tático de preparar seu site para aparecer nos buscadores, como o Google).

o Google indexa as palavras-chave que aparecem nesses sites de notícias e pontua o site de sua empresa de acordo com o volume de links e a importância desses.

Imagine que você deseja ser encontrado no Google ou outros buscadores, quando alguém procurar por “monitoramento de visitação e geração de leads “. 


Se essas keywords (palavras-chave) estiverem nos artigos publicados sobre sua empresa e esses artigos incluirem um link para seu site, que também deve conter essas palavras, pode ter certeza que você estará muito bem pontuado para aparecer nas primeiras páginas. 

Faça o teste, pesquise por “monitoramento de visitação e geração de leads ” e veja como aparece nosso site k2web.com.br

Não tem segredo: com conteúdo de qualidade, palavras-chave estratégicas e links estratégicos, é apenas uma questão de tempo para você aparecer nas pesquisas.

Segue uma rápida dica: escolha 20 keywords que representam seus produtos e serviços e que são utilizadas com frequência na pesquisa dos buscadores e peça para a assessoria de imprensa inclui-las em um press release. 


As boas assessorias do mercado vão conseguir publicar esse texto em vários portais de notícias e blogs e o seu SEO vai receber uma poderosa ajuda.

Outra dica é criar um domínio específico para um blog de sua empresa e colocar esses artigos nesse blog. 


Coloque também links para as matérias publicadas, isso vai gerar ainda mais credibilidade e criar um processo de “link building” (construção de links relevantes para seu site). 

Todo mundo sabe a importância de um blog, mas o esforço para manter um de qualidade, atualizado e com conteúdo relevante acaba frustrando muitos empresários. Quando a assessoria de imprensa entra em cena, isso muda de figura.

Procure uma assessoria de imprensa que tenha experiência no seu ramo de negócios ou peça para sua agência te indicar uma. 


Quanto mais rápido você construir essa estratégia, mais rápido colherá frutos e ficará menos dependente de anúncios pagos.

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* Douglas Sossai é CEO da K2web, jornalista e especialista em marketing digital.

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