Queda no FPM gera crise em municípios goianos
- On:
- 0 comentário
A queda no repasse do FPM, Fundo de Participação dos Municípios, de 34% neste mês de julho em relação ao mês de junho vai apertar ainda mais orçamento da maioria dos municípios goianos.
O FPM, repassado pelo governo federal, é composto pelo IPI– Imposto de Produto Industrializado e pelo Imposto de renda, é a principal receita da maioria dos municípios goianos.
“É uma situação dramática. Os municípios já estão à míngua há muito tempo. É certo que nestes meses a arrecadação sempre cai. Mas caiu muito devido a retração da atividade econômica que foi acentuada ainda pela recente greve dos caminhoneiros.
Haroldo Naves afirma que quando assumiu a prefeitura de Campos Verdes reduziu de 10 para 3 o número de secretarias e em torno de 60 % os cargos comissionados.
“O governo federal tem que aumentar o repasse para os municípios. Temos só 14% de todos os impostos pagos no país. É muito pouco. Em países desenvolvidos este percentual chega a 25%.
Afirma ainda que vários prefeitos estão tomando atitudes drásticas para tentar manter a gestão funcionando o mínimo necessário possível.
O Presidente da FGM analisa que se a receita continuar caindo da forma que está e não houver nenhum socorro do Estado e, principalmente do governo Federal, a situação em muitos municípios pode piorar ainda mais, inclusive inviabilizando a gestão por falta de recursos.