Integração família escola: Em projeto sustentável, escola infantil de Campos Belos implanta horta com irrigação de ar-condicionado
- On:
- 0 comentário
A escola municipal professora Niedja de Souza Machado, em Campos Belos, uma das mais prestigiados e premiadas no nordeste do estado, na formação e em educação infantil, inovou novamente e passou a implantar, recentemente, um novo projeto ambiental.
Denominado de “Projeto Agrinho: Saber Atuar para Melhorar o Mundo”, a ação pedagógica envolve, além dos pequenos alunos, professores, servidores da escola e a família.
O principal lema do projeto é “Seja Protagonista – alimentação saudável e meio ambiente. Ação conjunta: Família e Escola. Parceria Perfeita”.
Pelo projeto, foi implantada uma horta escolar, cuidada pelas crianças e pais, e com o uso de ferramentas sustentáveis, como a irrigação feita por intermédio de receptores de água dos aparelhos de ar-condicionado.
A água que irriga as plantas, sem prejuízos químicos e físicos a elas, segundo pesquisas realizadas, também serve para manter a escola limpa.
De quebra, também há uma expressiva economia de água, de aproximadamente três litros de água, recolhidos pela manhã e tarde, nos 11 receptores dos aparelhos de ar.
O projeto também conta com o apoio de professores e estudantes do curso de agroecologia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Campos Belos, com orientação técnica, palestras, material e muito incentivo, com coordenação de Francielle Rego, Professora da UEG e especialista em agroecologia e Ari Santana de Menezes, estudante Universitário da UEG do curso em Agroecologia.
Imagens cedidas pela direção da escola municipal professora Niedja de Souza Machado