Projeto O que é O que é – Infâncias Kalunga, registra a cultura de comunidades do nordeste goiano
Por Matheus Aleixo**,
Idealizado pela pesquisadora Marise Glória Barbosa, em comunidades Kalungas dos municípios de Teresina de Goiás, Cavalcante e Monte Alegre, no segundo semestre de 2017, o projeto se propôs a registrar a “esfera do brincar” nesta cultura.
O projeto gerou um livro, vídeos e fotos compartilhados nas redes sócias. A artista, pesquisadora e professora da UNB, Marise Glória Barbosa, diz que a inspiração para o projeto surgiu a partir da convivência com o povo Kalunga, que aconteceu tanto no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, como em visita as comunidades.
O contato com a cultura permitiu que a pesquisadora tomasse consciência da riqueza e da profundidade daquilo que compõe a esfera das infâncias Kalunga “O título do projeto está do no plural, porque ele traz as memórias da infância em diferentes gerações.
A aceitação e recepção do povo Kalunga foi muito positiva “Teve uma pessoa, Dona Dominga, que quando a gente foi entrevistar ela estava cheia de netos e bisnetos e ao redor e disse – Isso que vocês estão fazendo é muito importante porque tem que pensar no futuro destas crianças, isso é para eles.
Quem também participou deste momento foi Lourdes Fernandes de Souza, mais conhecida como Bia Kalunga, Coordenadora do Colégio Calunga II e vice-presidente da Associação de Mulheres do Quilombo Kalunga.
É possível conhecer o O Que é o Que é – Infâncias Kalunga através das mídias sócias com a página do Facebook, Instagram ou Canal do Youtube do.
A equipe em campo contou com a cineasta Ester Simon Alana, a câmera Natalia Vitral Costa, a fotografa Mayara Maximila e Jaqueline Fontenelle Duarte que transcreveu e revisou as entrevistas.
Link para a pagina do Facebook
https://www.facebook.com/infanciaskalunga/
Link para o canal do Youtube
https://www.youtube.com/channel/UC9IDThcskX3FQHzkUaxcb8w
**Colaboração especial para o jornal O VETOR.