UEG: parceria do Curso de Agroecologia com o Projeto Ser Natureza resulta em reflorestamento do córrego Baunilha, em Campos Belos (GO)


A convite do Ministério Público – MP, junto ao projeto “Ser Natureza”, alunos do curso de Tecnologia em Agroecologia da UEG- Campus Campos Belos participaram como parceiros ativos da recuperação da área de reflorestamento do córrego Baunilha, principal fonte de abastecimento de água da cidade. 

A ação dos estudantes é parte do Projeto de Extensão “Produção de Mudas Frutíferas do Cerrado” coordenado pelo professor Engenheiro Agrícola Carloeme Oliveira. 


Este projeto é realizado nas nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Montes Claros, após diagnóstico do estado de preservação e de degradação dos mananciais locais. 


Durante o trabalho de reflorestamento eles puderam observar in loco a situação da nascente, em sinais visíveis de degradação. Sendo possível, após isso sugerir novas práticas que promovam a recuperação de outras áreas, consideradas críticas na referida bacia. 

Na oportunidade os estudantes coletaram sementes nas áreas afetadas, com o objetivo de produzir mais mudas, cada vez mais adaptadas aos biomas atingidos por desmatamentos. 

Entre as espécies coletadas por meio de doação dos proprietários, se destacam o angico branco, o bacupari, o cajá do cerrado e a caraíba. 

Ao lado do MP, para fortalecimento do “Ser Natureza”, participaram também alunos do curso Técnico em Agropecuária do IF Goiano – Campus Campos Belos, representantes do Rotary Club de Campos Belos, Emater, Saneago e Secretaria Municipal de Meio Ambiente local.

As ações deste “dia de campo e preservação do futuro do planeta”, reforçam a ideia de que juntos podemos devolver a terra onde moramos, para novas gerações em melhores condições. 27 de novembro de 2018, marca o início de um grande movimento em favor da bacia hidrográfica do Rio Montes Claros.

Fonte: UEG


Deixe um comentário