Naturatins interdita Rio Azuis, multa comerciantes e interrompe fluxo de turistas
Agentes do Naturatins interditaram na tarde de sábado, 13, o acesso ao Rio Azuis, em Aurora do Tocantins, multando comerciantes que possuem restaurantes às margens do menor rio do mundo, um dos destinos mais procurados por turistas de todo Brasil e exterior, nas suas passagens pelo Estado.
“Todos os comerciantes e a Associação dos Moradores AMMAA do Rio Azuis, foram notificados com multa e embargados”, disse o comerciante e conhecido Chef de cozinha, Osmane Silva.
Conforme Osmane Silva pousadas localizadas nas imediações do Azuis começaram ainda ontem a devolver depósitos e cancelar reservas para estadias que já estavam programadas para o feriado da Semana Santa.
Notificação cobra autorização para funcionar em APP
A notificação deixada na Associação dos Moradores e amigos do Azuis descreve a ocorrência como “funcionar atividades de lazer e turismo em Área de Preservação Permanente sem licença do órgão competente”.
“Há 70 anos os primeiros moradores chegaram em Rio Azuis, a maioria das famílias no início viviam de cultura de subsistência.
“Em outubro de 2017, dois moradores foram notificados pelo Naturatins na PTM 393 2017 parecer técnico de monitoramento e começaram as mudanças para adequação as exigências do órgão”, relata Osmane.
A partir desta época foi impedido ó tráfico de veículos até as margens do rio, e ainda foi protocolado o perdido de outorgas de uso d’água.
Vice-governador garante ajuda para encontrar solução coerente
O vice-governador Wanderlei Barbosa gravou um áudio que foi compartilhado entre moradores de Aurora e comerciantes da região do Azuis prometendo ajuda para encaminhar o grupo da associação ao Naturatins em busca de uma solução que não sacrifique o comércio local e o turismo.
“Quero tranquilizá-los, que nós vamos olhar de maneira coerente, respeitando os direitos de propriedade que os senhores tem, ai nos Azuis, e trabalharemos para que o processo e o sistema de turismo aí no Azuis não seja impedido”, afirmou em áudio o vice-governador.