Municípios do Tocantins apresentam as potencialidade turística das Serras Gerais
Um paraíso ainda desconhecido, com potencial gigante para o turismo, com rios, canyons, cachoeiras, grutas, trilhas para traking, rafting, boiacross, banhos de cachoeira, contemplação da natureza em meio aos encantos da fauna e a flora do cerrado tocantinense.
Localizada no Sudeste do Estado, compreende os municípios de Arraias, Almas, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Lavandeira, Rio da Conceição, Combinado e Taguatinga. Um verdadeiro paraíso no Sudeste do estado.
Em busca pelo reconhecimento de uma das regiões com maior potencial turístico do país, representantes dos municípios das Serras Gerais, participaram na última quarta-feira, em Palmas, de uma reunião “Serras Gerais/Caminhos a serem percorridos” promovida pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), na Capital, para tratar sobre as ações e o potencial do turismo na região.
Os municípios pontuaram suas demandas, apresentando portfólio com as belezas de cada localidade.
Além disso, os municípios debateram sobre a importância de inserir as Serras Gerais, nas promoções de turismo do governo do estado, pontuando o diagnóstico de infraestrutura; atualização e promoção incluindo as Serras Gerais nas divulgações do governo do estado; viabilização da presença das Serras Gerais em feiras e eventos; valorização da imagem das Serras Gerais nas plotagens de stands promocionais; fomentar os registros no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur); apoiar o fortalecimento do fórum regional e a participação da região no fórum estadual; sinalização turística, dentre outros.
A diretora municipal de cultura do município de Dianópolis, Elisângela Gonçalves do Sacramento, participou do evento e falou sobre a importância e reconhecimento das Serras Gerais. “Nosso potencial é gigante.
Para a empresária da área de turismo na região e presidente do Conselho Municipal de Turismo, do município de Rio da Conceição (Comtur), Fernanda Taina Castro, o evento foi uma oportunidade de fomentar o turismo da região. “As Serras Gerais ainda não tinha o reconhecimento como frente de rota para o turismo na região.
O evento contou com palestra, apresentações culturais, degustação de pratos típicos da região Sudeste e contou com participação do Sebrae, Senac, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Conselhos Municipais de Turismo da região, representante do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental-UFT/Arraias; representantes da Associação Brasileira de Agencia de viagens (ABAV/TO); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Tocantins (ABIH/TO); Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/TO); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/TO); Associação dos Profissionais de Turismo do Estado do Tocantins (Aprotur); Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR); Pesca Esportiva do Tocantins; dentre outros.