Cavalcante e Campos Belos recebem 4ª edição da Copa Quilombola neste fim de semana

A 4ª edição da Copa Quilombola de Goiás começa neste fim de semana (8 a 10 de agosto) com disputas em Cavalcante e Campos Belos, no Nordeste goiano.

A competição, que integra comunidades quilombolas de várias regiões do estado, registrou recorde de participação em 2025: 64 equipes inscritas, nas categorias masculina e feminina, reunindo mais de 1.700 atletas.

Segundo o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, o evento já está consolidado no calendário esportivo estadual.

“A Copa Quilombola se tornou um sucesso entre as comunidades tradicionais do nosso estado. É aguardada o ano todo e tem rendido frutos sociais e esportivos. Tivemos o time do Vão do Moleque, de Cavalcante, que foi campeão brasileiro no ano passado, após vencer a nossa competição.

Além disso, fomentamos o esporte e a integração entre as comunidades, com resultados muito satisfatórios para todos”, destacou.

O Governo de Goiás garante apoio logístico e estrutural aos participantes, fornecendo transporte, alimentação, hospedagem e materiais esportivos, que são utilizados tanto durante os jogos quanto ao longo do ano, fortalecendo a prática esportiva nas comunidades.

A atleta Gabriela Borges, da comunidade Baco-Pari, em Posse, atual campeã feminina, reforçou a expectativa para mais uma edição.

“Estamos muito ansiosos para disputar a competição novamente. Fizemos uma excelente preparação e estamos treinando muito para buscar a vaga na final e conquistar o bicampeonato”, afirmou.

Após as etapas de Cavalcante e Campos Belos, a Copa segue para Rio Quente e Uruaçu, entre 22 e 24 de agosto. As equipes campeãs de cada regional avançam para a fase final, marcada para Goiânia, de 5 a 7 de setembro.