Estudantes de Paranã (TO) apresentam projeto na Semana Escola Avançada de Tecnologia, em São Paulo


Um grupo de estudantes do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, de Paranã, está em São José dos Campos, São Paulo, apresentando o projeto “Rota Segura: aplicativo de alerta para a prevenção de acidentes com animais nas estradas”, na Semana Escola Avançada de Tecnologia.
O Governo do Tocantins incentiva as escolas a participarem das olimpíadas científicas como forma de ter acesso a mais oportunidades.
Estão em São Paulo os estudantes Marcivânio Izídio de Souza, Genilson Rodrigues Póvoa, Glenda Lorrane Ribeiro da Cruz e Maristela Mariano Ferreira, o professor orientador Waldisney Gonçalves de Almeida e a professora convidada Zelina da Cruz Rocha.
A Semana Escola Avançada de Tecnologia teve início na terça-feira e vai até sexta-feira, 18, e é uma das atividades da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT), que está em sua 4ª edição. A atividade é considerada um dos maiores eventos de tecnologia educacional da América Latina, que reúne 500 estudantes e professores de diversas regiões do país.
Os estudantes estão participando da imersão tecnológica, de oficinas, palestras e tendo contato com o universo criativo da ciência, tecnologia e inovação e conhecendo professores e estudantes de todas as regiões do Brasil.
A estudante Maristela, 17 anos, fala de suas aprendizagens no evento. “Participar da Semana EAT em São Paulo está sendo uma experiência incrível e repleta de oportunidades surreais. Mostrar para o Brasil o projeto que produzimos há alguns dias é gratificante.
Nosso aplicativo tem grande potencial, trabalhamos muito na sua elaboração. O contato com estudantes de outros estados tem sido fundamental para ampliar horizontes e mudar minhas perspectivas sobre o futuro. Além disso, as palestras oferecidas são extremamente valiosas.
Elas nos ajudam muito a entender e identificar as áreas de estudo e carreira que realmente nos interessam e que queremos seguir. É um aprendizado constante que nos impulsiona a tomar decisões mais conscientes sobre nosso futuro”, frisou.
Votação
Os estudantes tocantinenses estão participando do Desafio APP, com o projeto Rota Segura, que está inscrito com o nome “Quarteto Fantástico”. O projeto está participando de uma votação popular e concorrendo a prêmios.
Podem votar no projeto qualquer pessoa, pelo link https://votacao.alphalumen.org.br/congrats-vote. Há uma premiação especial para os estudantes que estão no desafio, como time mais criativo, melhor vídeo, destaque educação, saúde, inovação, meio ambiente e design.
O professor Waldisney explicou que os estudantes alcançaram a vaga no evento devido a um excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Tecnologia. “Os nossos alunos desenvolveram um aplicativo interessante, voltado mais para a segurança e questões sociais. O aplicativo tem o objetivo de reduzir acidentes e oferecer mais segurança nas estradas”, contou.
A olimpíada é uma realização do Instituto Alpha Lumen e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos.