Estudante de Campos Belos representa Goiás na etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, em Brasília


Entre os dias 27 e 29 de maio, Brasília é palco da etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), iniciativa que reúne estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil.
O evento, promovido pelo Ministério da Educação em parceria com os países membros do bloco, tem como objetivo fortalecer o protagonismo juvenil por meio do debate de temas relevantes para a juventude sul-americana, como integração regional, mudanças climáticas, inclusão educativa, gênero, juventude e trabalho, direitos humanos e participação cidadã.
Representando o município de Campos Belos de Goiás, a estudante Isabela Cardoso, do CEPI Polivalente Professora Antusa, integra a delegação do estado de Goiás.
Ela foi selecionada após um rigoroso processo seletivo e se destacou pelo comprometimento e pela profundidade com que tratou os temas propostos nas etapas anteriores do programa.
A orientação do projeto ficou a cargo da professora Ana Luiza, que acompanhou o desenvolvimento da aluna ao longo da preparação.
Durante os três dias de evento, os jovens parlamentares vivenciam experiências legislativas e institucionais em locais simbólicos da democracia brasileira, como o Ministério da Educação (MEC), o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Itamaraty.
As atividades visam reforçar o papel da juventude na construção de políticas públicas e nas decisões que impactam o futuro da educação e da cidadania no Brasil e no Mercosul.
Ao final da etapa nacional, será escolhido um representante por estado para compor a delegação brasileira na etapa internacional do PJM, marcada para agosto deste ano, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu (PR).
O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma oportunidade única para que estudantes da rede pública sejam ouvidos, participem ativamente do debate político e contribuam para o fortalecimento da integração regional por meio da educação.