Custodiado de Arraias (TO) obtém maior nota na redação do Enem e passa UFT

A Unidade Penal de Arraias (TO) tem se destacado por suas iniciativas educacionais voltadas à reintegração social de pessoas privadas de liberdade.

Recentemente, um custodiado identificado como M.S.U.S. alcançou a maior nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) no Tocantins, com 880 pontos.

Ele foi aprovado em 5º lugar no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na chamada regular.

Aos 24 anos, M.S.U.S. concluiu o ensino médio dentro do sistema prisional por meio do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Durante sua preparação para o Enem PPL, ele contou com materiais didáticos fornecidos por servidores da unidade e participou de aulões focados no exame, promovidos pelos professores da Escola Estadual Silva Dourado. Esse apoio foi fundamental para sua compreensão da prova e para o excelente desempenho alcançado.

Sobre a conquista, ele afirmou: “Fiquei muito satisfeito e feliz com o resultado. Tenho a sensação de dever cumprido. O período que estudei não foi em vão, pois subi mais um degrau rumo à reconstrução da minha vida.”

O chefe da Unidade Penal Regional, Fernando Fernandes, destacou a importância do acesso à educação para a reintegração social. “Possibilitar que os reeducandos tenham acesso à educação garante a reintegração social, haja vista que o ensino superior é uma porta de entrada para uma nova oportunidade de mudança de vida”, afirmou.

Ele também ressaltou que conquistas como essa são fruto do trabalho contínuo realizado em parceria entre a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), as Secretarias de Educação e o Sistema Penal.

Essas iniciativas reforçam o papel transformador da educação, demonstrando que, mesmo em contextos adversos, o conhecimento pode abrir novas oportunidades e permitir a reconstrução de vidas. A história de M.S.U.S. é um exemplo de superação e um incentivo para que outras pessoas em situação semelhante busquem na educação um caminho para mudar suas realidades.