Turma de Pedagogia de 1996/1999, da Unitins Arraias, fará encontro histórico
A VI edição do curso de Pedagogia, ofertado pela Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, na cidade de Arraias – TO, vai promover um encontro histórico entre seus pedagogos e pedagogas egressos do curso.
O grupo comemora seu jubileu de prata, pois completam 25 anos em foram diplomados, por esta, que é a pioneira a oferecer Curso Superior na região Sudeste do Tocantins, com reflexos importantíssimos no Nordeste Goiano, especialmente em Campos Belos – GO.
Instalada em Arraias em 1991, três anos após a criação do Estado do Tocantins, a Unitins tornou-se umas das mais importantes ferramentas de formação de pessoas no país, por chegar tão perto do povo simples e trabalhador do interior do Brasil.
Instituída pelo decreto nº 252 de 21 de fevereiro de 1990, essa Instituição de Ensino Superior, em sua primeira expansão, chegou também em Araguaína, Miracema, Paraíso do Tocantins e Tocantinópolis, levando Educação Superior, literalmente, para todas as regiões do novo Estado.
A pequena e imponente cidade de Arraias, além de centro histórico, tornou-se também Centro Universitário, para onde rumavam todas as noites (de 1991 até 2003) estudantes de Paranã, Novo Alegre, Conceição do Tocantins, Divinópolis de Goiás, Campos Belos, Monte Alegre de Goiás e de várias outras localidades.
A VI turma de Pedagogia, protagonista de seu primeiro encontro, neste dia 26 de outubro de 2024, no Clube da Associação Atlética Aliança é formada por estudantes oriundos destas cidades, e de outras como Dianópolis, Ponte Alta do Bom Jesus e Porto Alegre do Tocantins.
Durante o curso, que durou de 1996 até 1999, alunos da turma realizaram anotações em prosa e verso e, no dia da colação de grau, (dia 7 de fevereiro de 2000) distribuíram, para surpresa dos professores e da diretora da época, professora Neila Nunes de Souza, um livrinho de capa amarela com o título “O Casulo: retrospectiva da turma 1996/2000, Faculdade de Pedagogia Campus Universitário de Arraias – TO”. Seus autores Adelino, Adélia e Jales.
25 anos depois, ao realizar seu 1º encontro e celebrar o Jubileu de Prata, os autores prepararam a segunda edição, revisada e atualizada deste livro e fará seu lançamento as 10 horas no local do encontro, com a presença de quase todos os egressos e a presença de honra de vários professores e professoras da época.
O título da segunda edição da obra é “Um casulo pedagógico e suas bodas de prata” da editora Lux em São Paulo. Com isso, a turma celebra o casamento entre a Pedagogia e a formação de professores em Arraias.
O professor Adelino Machado, um dos autores e organizador do livro, vive a melhor das expectativas e diz que, “Está contando os dias para sentir o sabor de encontrar educadores e grandes amigos e amigas de formação”. Segundo ele, “muitas emoções vão rolar”, porque “a turma é formada por pessoas muito especiais”.
Para este encontro foram convidados formalmente e espera-se a presença do Reitor atual da Unitins, professor Augusto Rezende Campos e a diretora da Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias, professora Adriana Demite Stephani Carvalho.