Comunidade exige ônibus entre Campos Belos (GO) e Arraias (TO) de hora em hora
Campos Belos (GO) é “filho” de Arraias (TO). No início do século XX, era seu distrito.
Mesmo após sua “independência”, jamais deixou de manter uma ligação umbilical com Arraias, tornando-se cidades coirmãs há muito tempo. Elas mantêm uma estreita colaboração, tanto nos momentos ruins quanto nos bons.
Quando Arraias começou a oferecer cursos universitários, primeiramente com a Unitins e depois com a UFT, o fluxo de pessoas entre as duas cidades aumentou ainda mais.
A partir desse aumento de trânsito, foi criada uma linha de ônibus intermunicipal, no início da primeira década deste século, com saídas de hora em hora, o que também impulsionou as trocas comerciais.
No entanto, desde a pandemia da Covid-19, a empresa São José do Tocantins reduziu a frequência das viagens, e os horários permanecem reduzidos até hoje:
- Saindo de Campos Belos: 6h, 10h, 14h, 18h.
- Saindo de Arraias: 7h, 11h, 15h, 19h.
Esse esquema de horários, entretanto, tem prejudicado muito os usuários, especialmente os estudantes da UFT, UEG e do IF Goiano, que viajam diariamente para estudar.
A comunidade acadêmica procurou o Blog para exigir que a empresa São José do Tocantins retome, com a máxima brevidade possível, o esquema de horários a cada hora.
“É nosso direito, não é um favor”, disse uma das estudantes.
Vale ressaltar que o direito ao transporte é garantido pela Constituição Federal, sendo essencial para o acesso à educação e para o livre deslocamento dos cidadãos. A redução das viagens afeta diretamente tanto os estudantes quanto os moradores, que estão sendo prejudicados em suas atividades cotidianas. A continuidade dessa situação pode ser entendida como uma violação de direitos fundamentais, e as autoridades competentes devem ser acionadas para restabelecer a normalidade do serviço.
Com essa publicação, a empresa está sendo notificada. Se não houver mudança nos horários, este Blog incentivará o Ministério Público a entrar com uma ação civil pública, obrigando a empresa a retomar o esquema normal, após mais de três anos desde o início da pandemia.
Leia também
Viajar de ônibus de Arraias (TO) para Campos Belos (GO) virou um inferno, diz passageira