Pesquisa Direct acertou vitória de Isteiner (PP), em Divinópolis de Goiás (GO); pesquisa do Podium foi erro grosseiro ou fraude?
A candidata Isteiner Abreu (PP) venceu as eleições em Divinópolis de Goiás (GO), no nordeste do estado, e será a nova prefeita a partir de janeiro de 2025.
Ela foi candidata de oposição ao atual prefeito, que apoiou Nito do União (União Brasil).
Uma pesquisa divulgada no final de setembro aqui no Blog, feita pela Direct Pesquisa, indicava que Isteiner obteria 57,7% das intenções de voto, enquanto Nito teria 40,2% dos votos válidos.
A pesquisa da Direct acertou em cheio.
As urnas deram à candidata 2.671 votos, ou seja, 58,64%, dentro da margem de erro da pesquisa.
Já Nito do União obteve 1.828 votos, ou 40,13%, confirmando mais uma vez a precisão do instituto.
Possível fraude
No mesmo dia em que o Blog publicou a pesquisa, militantes de Nito do União procuraram o Blog para divulgar uma pesquisa registrada no TSE, realizada pelo desconhecido Instituto Pódium, que apontava um empate técnico entre os dois principais candidatos: Isteiner (27,15%) e Nito (25,83%).
Um erro grosseiro ou uma fraude?
Essa é a pergunta que não quer calar. Será que a pesquisa foi encomendada de propósito para tumultuar a eleição e tentar enganar o eleitor?
Assim, é mais do que necessária uma ação do Ministério Público para que pesquisas supostamente fraudulentas, ou sem o devido rigor técnico, sejam punidas, multadas e excluídas das próximas eleições.
As eleições são o bem mais precioso da democracia e não podem ser objeto de fraudes ou incompetência.
Leia também:
Pesquisa aponta Isteiner (PP) com 57,7% dos votos válidos, em Divinópolis de Goiás (GO)
Nova pesquisa registrada no TRE aponta crescimento de Nito do União, em Divinópolis de Goiás (GO)