Campos Belos (GO): candidata do MDB diz que desiste de campanha e pode prejudicar demais candidatos

A cota de gênero é clara: a norma exige que os partidos assegurem o mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidaturas de cada sexo.

Assim, se o partido tem dez candidatos, três necessariamente têm que ser mulheres. Partido ou coligação que não cumprir será punido por abuso de poder e fraude à cota de gênero.

É o que pode ocorrer em Campos Belos (GO), no nordeste do estado, região da Chapada dos Veadeiros.

A candidata Anita Oliveira (MDB), a três dias da eleição, decidiu desistir de sua candidatura. Hoje, ela disse que irá ao TRE de Campos Belos (GO) assinar a papelada.

Leia também: Candidata a vereadora Anita (MDB) ainda não oficializou desistência

Qual a razão?

Ela disse também que foi muito desprestigiada e massacrada pelo partido e pelos candidatos. Sentiu-se desvalorizada durante toda a campanha e sequer foi chamada uma única vez para subir no palanque.

Ela representa o Distrito de Pouso Alto. Nem lá teve a oportunidade de subir no palanque ou de acessar os microfones para pedir votos.

“Fui invisível. Então, se não sirvo, vou pedir para sair”, disse ela.

Com sua saída e a permanência de apenas duas candidatas, Divina Assistente (MDB) e Olga Fernandes (MDB), para manter a cota de gênero, o partido só poderá ter candidatos homens.

Ou seja, três dos sete candidatos homens terão que desistir e renunciar à candidatura.

Nessa chapa do MDB, há políticos de peso local e muito conhecidos, como os atuais vereadores “Toin Piru”, Gilson de Zé da Silva e Rodrigo Ferreira do Pouso Alto.

Além de Anderson Automóveis, Nego Vei, Raimundo da Garagem e Zé Filho.

A eleição para vereador é proporcional. O eleitor vota no partido e no candidato ao mesmo tempo.

Ou seja, a vaga é definida pelo partido.

Somam-se todos os votos do partido, faz-se o coeficiente eleitoral e divide-se os votos entre os candidatos. Quanto mais votos o partido tiver, maiores serão as chances de eleger mais nomes da agremiação.

Com mais esse perrengue, os eleitores desses candidatos agora terão que suar mais a camisa no restinho de dias que falta para as eleições.

O que diz o vereador Gilson?

Gilson afirmou que a desistência da candidata não foi oficializada ainda. E mesmo se ocorrer, há também interpretação do juiz quanto a possível desistência faltando poucos dias para as eleições.

O que diz o vereador Rodrigo?

Que apesar dessa dificuldade no finalzinho de campanha, seu eleitor pode ir às urnas com tranquilidade, depositar seu voto e garantir sua reeleição.

Veja como funciona, no vídeo abaixo: