UEG busca projeto em parceria com a Universidade de Huaqiao
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) e representantes da Universidade de Huaqiao [da China], se reuniram na primeira quinzena de agosto, na Reitoria da UEG em Anápolis, para discutir a colaboração para o estabelecimento de um laboratório para análise e certificação da qualidade de pedras preciosas mineradas na região, com o intuito de garantir que gemas de Goiás estejam de acordo com os padrões internacionais.
O encontro foi coordenado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Cláudio Stacheira, com a participação da assessora administrativa da Assessoria de Relações Externas (Arex|UEG), Ivonete Bueno.
Também participaram da reunião o gemólogo Hu Junhui, professor da Universidade de Huaqiao; Nie Lin, do Guandong Energy Group; Luís Fernando Guimarães, presidente da Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM); e, de maneira remota, Pedro Alves Vieira, geólogo e pesquisador da UEG – Câmpus Cora Coralina.
De acordo com Claudio Stacheira, esta etapa é parte do planejamento realizado durante a visita que foi realizada em março deste ano à Universidade de Huaqiao, em Xiamen, na China. “Gradativamente as expectativas de cooperação internacional nesse contexto vão ganhando corpo e começando a ser implementadas”, comemora.
DOCÊNCIA
A Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás (CSEH|UEG), em Anápolis, promoveu no último dia 15 de agosto, a conferência internacional “Ser docente, forma-se docente e trabalhar como docente”.
O evento contou com a participação de Núria Lorenzo Ramirez, da Universidad de Barcelona, Espanha; João Henrique Suanno, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias (PPG|Ielt); e Marilza Vanessa Rosa Suanno, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).
REMANESCENTES
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) concluiu, ainda no dia 15 de agosto, o período de inscrições para processo de seleção para o preenchimento de vagas remanescentes do Processo Seletivo UEG 2024/2. As inscrições poderão foram feitas via internet, no sítio www.estudeconosco.ueg.br.
Se inscreveram alunos que concluíram o ensino médio e desejam ingressar nos cursos de graduação da UEG, por meio do aproveitamento de seu desempenho no Exame Nacionao do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2014 a 2023 (10 anos). A inscrição foi feita apenas para um curso, cidade e turno.
Neste processo seletivo são ofertadas 201 vagas, distribuídas entre os cursos de Agroecologia (Campos Belos); Agroindústria (Jataí); Agronomia (Palmeiras de Goiás, Posse e Quirinópolis); Arquitetura e Urbanismo (Anápolis); Biomedicina (Goiânia-Eseffego); Ciências Biológicas (Anápolis); Engenharia Agrícola (Anápolis); Engenharia Civil (Anápolis); Farmácia (Itumbiara); Fisioterapia (Goiânia-Eseffego); Química Industrial (Anápolis); Sistemas para Internet (Ceres, Pires do Rio e Posse); e Zootecnia (São Luís de Montes Belos).
O resultado do processo de seleção, bem como as informações referentes à matrícula, será publicado em Edital de Convocação da Pró-Reitoria de Graduação, no dia 28 de agosto, no sítio www.ueg.br, no link Editais da Graduação.
LEITURA
O Clube de Leitura “Virando a página”, projeto de extensão da Univesidade Estadual de Goiás (UEG), que reúne professores, alunos e comunidade externa para discussão de obras literárias, foi iniciado no dia 7 de agosto. O clube tem como objetivo a análise de poemas, crônicas, contos ou romances de maneira coletiva.
Os encontros serão quinzenais, às quartas-feiras, e conduzidos pela professora Ana Beatriz Demarchi Barel. As atividades acontecem presencialmente às 11h na Universidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas – Nelson de Abreu de Júnior (CSEH|UEG), em Anápolis. Os interessados devem comparecer na sala 205 da UnU CSEH, na Avenida Juscelino Kubitschek, 146.
Os próximos encontros são: 21/08 – Agosto, de Rubem Fonseca; 04/09 – A cartomante, de Machado de Assis; 18/09 – Dom Casmurro, de Machado de Assis; 02/10 – Apresentação e Retrato, de Cecília Meireles; 16/10 – Urupês, de Monteiro Lobato; 30/10 – A neblina do passado, de Leonardo Padura; 13/11 – Lucíola, de José de Alencar; 27/11 – Antes do baile verde, de Lygia Fagundes Teles; e 11/12 – O peru de Natal, de Mário de Andrade.