De Dianópolis (TO), Juiz Abílio Wolney é empossado na Academia Goiana de Letras
O juiz Abílio Wolney Aires Neto tomou posse na Academia Goiana de Letras (AGL) nesta quinta-feira (1º). O magistrado e escritor passa a ocupar a Cadeira número 9 da entidade cultural, antes ocupada pelo escritor Waldomiro Bariani Ortêncio. Abílio Wolney é autor de 15 livros publicados.
Na oportunidade, o presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Itaney Campos, também membro daquela instituição cultural, representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França.
“É uma honra para o Poder Judiciário estadual ter mais um membro tão qualificado entre os imortais da Academia Goiana de Letras. O juiz Abílio Wolney levará para aquela tradicional instituição cultural toda a sua experiência e conhecimento”, afirmou o presidente do TJGO em mensagem ao empossado.
A cerimônia de posse
Em seu discurso, Abílio Wolney falou da honra e alegria do momento em se tornar membro da AGL.
“A sensação de passar a ocupar um espaço de reflexão, ação e trabalho abre o outono no calendário da minha existência neste relâmpago maravilhoso da trajetória que me põe às portas da Casa maior da cultura goiana, onde venho a ser o 3º ocupante da cadeira 9 desde a sua histórica fundação, em 1939”, frisou. Abílio Wolney fez questão de relembrar sua trajetória e agradecer aos familiares e amigos presentes.
A recepção ao empossado foi feita pelo acadêmico da AGL, escritor Geraldo Coelho Vaz, que agradeceu o convite e destacou a amizade entre ele e o empossado.
“Hoje marca-se um desses dias que registram, para sempre, a trajetória de um importante escritor e notável pesquisador, que procura preservar as raízes históricas de um tempo”, frisou Coelho Vaz.
Fruto da dedicação
Conforme Itaney Campos, “o ingresso do confrade Abílio Wolney na Academia Goiana de Letras é fruto de sua dedicação à seara literária e à atividade cultural em geral, há décadas. Escreve poemas, cultiva a historiografia, dedica-se ao temário jurídico. Além disso, é reconhecido como competente palestrante espiritualista. Sem dúvida, virá ilustrar a respeitada entidade literária goiana”.
Com texto do Centro de Comunicação Social do TJGO