Encontro em Arraias (TO) reúne mulheres empreendedoras
Com um público total chegando a cerca de 300 pessoas, ocorreu no último sábado, em Arraias, o Encontro de Mulheres Empreendedoras de Arraias.
O evento, que objetiva impulsionar o empreendedorismo feminino, compartilhar narrativas inspiradoras e fortalecer a rede de mulheres empreendedoras na região, foi realizado por meio de iniciativa e colaboração do Projeto de Incubadora de Economia Criativa de Arraias, o curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da UFT (Câmpus de Arraias), a Câmara de Vereadores e a Agência de Inovação da UFT (InovaTO).
O Encontro contou com a presença do reitor da UFT, professor Luís Eduardo Bovolato, e ocorreu parte no auditório da Câmara de Vereadores e parte na Praça Matriz da cidade, com exposição de produtos.
De acordo com a professora Edilene Adelino Pequeno, do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental e da comissão organizadora, o evento foi muito produtivo.
“Todas as expositoras conseguiram vender seus produtos, dinamizando a economia; havia uma diversidade de produtos sendo expostos e vendidos (doces, salgados, chocolate, acessórios em prata, utensílios domésticos, tapetes, roupas, acessórios de beleza, chinelas, artesanato, cappuccino de jatobá, entre outros). Futuramente faremos uma pesquisa para identificar mais detalhes”, pontou a professora.
O reitor da UFT destacou que “foi importante ouvir a fala das mulheres, o espírito de construção, de fortalecimento das ações e a Universidade apoiando, especificamente, as professoras do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, que dão suporte, orientação técnica e construindo as pontes para que esse grupo se fortaleça.
Foi uma experiência bastante enriquecedora”, frisou. Para o reitor, a ação fortalece a cultura empreendedora e motiva outros a também montarem seus próprios negócios, gerando emprego e renda na região.
A programação, iniciada na parte da tarde de sábado (6) no auditório da Câmara, teve painéis com debates e relatos de experiência e, em seguida na Praça Matriz, a feira com as mulheres empreendedoras e seus produtos.
De acordo com a professora Edilene, na Câmara houve a participação de 60 pessoas; na Praça o total de expositoras foi de 25, com um público participante (rotativo) que chegou a mais de 200 pessoas.
Durante a realização da Feira ocorreram também apresentações culturais com a Banda Municipal Filarmônica Oito de Setembro da cidade de Arraias e a cantora Keila Soares.