Formações promovidas pela regional de Arraias (TO) incentivam prática esportiva e novas metodologias em sala de aula


A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Arraias promoveu formações continuadas para professores no último final de semana. 


Na sexta-feira, 30 de agosto, foi realizado o ‘I Workshop de Iniciação ao Badminton Escolar’, com o apoio do vice-presidente da Federação Tocantinense de Badminton, Adaziel Teixeira Medrado. 

Já no sábado, 31, foi realizada a ‘Formação em Metodologias do Ensino de Física’, com o professor do Instituto Federal Goiano (IFG), de Campos Belos, Thiago Sebastião de Oliveira Coelho.

A iniciativa do workshop visa diversificar o esporte na escola para inclusão de mais estudantes nas atividades esportivas, enquanto a formação de professores é voltada para novas técnicas de ensino.

O diretor regional de Educação de Arraias, Leonardo Victor dos Santos, destacou que as formações são para melhorar a rotina em sala de aula. 


“A formação para badminton foi pensada para dinamizar, diversificar e enriquecer o esporte na escola; e a formação em física vem ao encontro da necessidade da regional de capacitar professores dessa área do conhecimento”, ponderou.

Professor de Educação Física, da Escola Estadual Euclides Bezerra Gerais, no município de Paranã, Ivan Carlos Borges do Nascimento comentou sobre o aprendizado que adquiriu com a formação. 


“O curso proporcionou a vivência de construção da quadra, regras básicas e fundamentos, isso tudo alinhado com coordenação e agilidade que leva a curiosidade do aluno”, frisou.

Já Adaziel Medrado falou do trabalho da Federação Tocantinense de Badminton. “O nosso objetivo é promover o desenvolvimento da modalidade em todo o Estado, e entendemos que os professores de educação física têm grande importância para o desenvolvimento do esporte nas escolas”.

Formação de Física

Para a professora de Física do Colégio Professora Joana Batista Cordeiro, de Arraias, Elisângela Gonçalves Taveira, a formação foi um momento de aprendizado e socialização do conhecimento. 


“A primeira formação específica para professores de física foi um momento importante, pois abordou formas de tornar o ambiente escolar mais harmônico, com as aulas práticas e dinâmicas. 

É legal fazer a interligação entre prática e teoria, mostrando a física além da sala de aula, no dia a dia do estudante, em uma verdadeira relação entre ciência, tecnologia e sociedade”.

Já o professor mestre, Thiago Sebastião de Oliveira Coelho, do Instituto Federal Goiano de Campos Belos, disse que os cursos de formação continuada são importantes para que no ambiente escolar mantenham-se espaços para o debate sobre as situações que refletem nas práticas pedagógicas. 


“Foi uma atividade gratificante tanto pela troca de experiências, quanto pelo envolvimento do grupo em explorar outras possibilidades diante dos enfrentamentos do ensino de Ciências no cotidiano escolar. 

Espero que esta não seja uma ação única e pontual, mas o início de um movimento capaz de fortalecer o vínculo entre os trabalhadores da educação de toda a região”, finalizou.

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