Governo de Goiás divulga parque de Terra Ronca em países da América do Sul
O Parque Estadual de Terra Ronca (Peter), que fica no nordeste de Goiás e é uma das unidades de conservação administradas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), foi um dos destinos turísticos que ganharam evidência durante durante o RoadShow Visit Brasil, promovido pela Embratur em cinco países da América do Sul.
O RoadShow aconteceu em Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia) até o dia 27 de fevereiro, e contou com uma equipe da Goiás Turismo na comitiva.
Ao longo da turnê, houve rodadas de negócios com operadores de turismo, capacitação para agentes de viagens e ações de relacionamento. Mais de 400 profissionais do turismo passaram pelos estandes.
Os países são considerados estratégicos para a promoção internacional dos destinos brasileiros. De acordo com dados da Embratur, de janeiro a novembro de 2023, mais de 2 milhões e meio de turistas do Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia visitaram o Brasil.
“Em 2024, Goiás estará presente nos maiores eventos internacionais do setor”, afirma o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
“É impossível não se render à exuberância de Terra Ronca”, diz a secretária de Estado de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis. “A gente cuida desse majestoso conjunto de grutas e cavernas e sempre acolheremos os turistas que quiserem conhecer esse paraíso”, completa.
Terra Ronca
O parque fica nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás. Tem uma área de aproximadamente 57 mil hectares e abriga um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul.
No parque, habitam espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção, além de cascatas, cachoeiras e rios de águas cristalinas. É uma das unidades de conservação da Semad mais procuradas para o ecoturismo.