Importante apoio: juiz da Comarca de Arraias (TO) participa de lançamento de coletânea de textos produzidos pelos reeducandos
O juiz de Direito da Comarca de Arraias (TO), sudeste do estado, Márcio Ricardo Ferreira Machado, participou, nesta semana, do evento da Polícia Penal de Arraias, para o lançamento de uma coletânea de textos produzidos pelos reeducandos.
Na oportunidade, o magistrado destacou em números o resultado do trabalho realizado pelo Sistema de Justiça local (Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria Pública, Fórum da Comarca e Polícia Penal) e ressaltou que Arraias vai na contramão dos altos índices de violência no Brasil:
“O Brasil é um país violento, com mais de 100 homicídios diários. Arraias, por sua vez, teve um homicídio nos últimos dois anos, e mais de três meses sem um furto sequer.
Os índices de criminalidade dos municípios de Conceição e Combinado, reduziram 80% no primeiro ano em que passaram a integrar a Comarca de Arraias.
Isto porque o sistema judiciário está presente, com um trabalho integrado e efetivo trazendo segurança e paz social, que nenhuma outra cidade do mesmo porte possui.”
Além disso, o magistrado destacou uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), de julho deste ano, o qual afirma que o índice de reincidência nacional é de 70% e comparou com os índices do município.
“Em Arraias de 1995 até 2023, período em que iniciamos projetos voltados aos reeducandos, a reincidência é de 2,1%.”
Presentes na ação
Estiveram presentes na ação, o Secretário de Estado da Educação, jornalista e poeta Tião Pinheiro; o Prefeito de Arraias, Hermam Gomes de Almeida; o Diretor da Unidade Prisional Regional de Arraias-TO, Myller Bispo de Assis; a diretora da Universidade Federal do Tocantins campus Arraias, professora doutora Adriana Demite Stephani; vereadores, além da população local.
Com informações do TJTO