Estado valoriza e apoia os tradicionais festejos kalungas, em Cavalcante (GO)
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), por exemplo, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos para atender os fiéis que participam da peregrinação, que vai até 18 de setembro.
Além disso, um grupo de trabalho formado pela Secretaria de Cultura, Secretaria de Meio Ambiente, Saneago e Polícia Militar Ambiental desenvolveu uma série de ações, que visa promover educação ambiental e preservação dos recursos naturais da região.
Dessa forma, a Saneago irá instalar 20 banheiros químicos com serviço de duas limpezas diárias e implantará dois banheiros secos, como projeto piloto para a região.
Já a Secretaria de Meio Ambiente ficará responsável por auxiliar no reaproveitamento de resíduos sólidos, por meio do método de compostagem, que permite transformar restos de alimentos em adubo fértil e é capaz de diminuir a quantidade de resíduos, bem como reduzir a emissão de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa.
A Secretaria de Cultura levará o Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) Itinerante e promoverá palestras educativas junto com o Batalhão Militar Ambiental.
Vale destacar que representantes do Governo de Goiás se reuniram com líderes da comunidade para entendimento das necessidades da comunidade Kalunga e ofereceu apoio estrutural, como limpeza, instalação de latas de lixo e conscientização social.
Romaria
Ao todo, cerca de 5 mil pessoas costumam participar dos eventos, que reúnem atividades religiosas e festivas, e fazem parte da identidade do povo Kalunga.
Assim, com o propósito de agradecer pela colheita daquele ano, os Kalungas formam o chamado “Império de São Gonçalo”, que também é dedicado à santa de maior devoção para aquele povo, Nossa Senhora do Livramento.
Valorização da Cultura
O compromisso do governo Ronaldo Caiado com a Cultura está evidente na própria recriação da Secretaria de Cultura, medida tomada com o propósito de dar condições para que a ação cultural do Estado seja ampliada.
Recentemente, por exemplo, o governador anunciou o pagamento da premiação do Festival Internacional de Cinema Ambiental aos produtores que sofreram calote do governo passado.
O governador também anunciou a criação do Ano Cultural Cora Coralina, que foi lançado no dia 20 de agosto, em solenidade na Cidade de Goiás. O atual governo também apoiou de forma efetiva a realização das tradicionais Cavalhadas em 11 municípios de todo o Estado.
Obras que estavam abandonadas pelo governo passado, como a do Teatro Sebastião Pompeu de Pina, em Pirenópolis, estão sendo retomadas. Esses são apenas alguns exemplos pontuais de ações do Governo de Goiás a favor da Cultura.
Fonte: Comunicação Secretaria de Cultura de Goiás