Cachoeira do Label promove 7º Encontro Veadeiros
Foi promovido nesta semana o 7º Encontro Veadeiros, na Cachoeira do Label, em São João da Aliança (GO), nordeste do estado.
O Encontro é realizado em diferentes datas contemplando os diferentes municípios da região ao longo do ano.
A intenção é fortalecer a integração entre os atores da cena do turismo na região da Chapada dos Veadeiros, contando sempre com a participação de pessoas, empresas e representantes do poder público.
A Associação Veadeiros vem se preparando para a formalização jurídica assumindo o papel de instancia de governança regional da região da Chapada dos Veadeiros (IGR).
Até então, a IGR da região é o Fórum Regional de Turismo da Chapada dos Veadeiros e contempla os municípios de São João d´Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Teresina, Cavalcante e Colinas do Sul.
O Presidente atual desta instância, Marcello Clacino (Nissen), proprietário da maior cachoeira de Goiás, Cachoeira do Label, organizou e recepcionou esta versão do encontro.
Junto à Andrea Manzan, Presidente da Associação Veadeiros, conseguiram reunir importantes lideranças do destino turístico com intuito maior de descontração, mas aproveitando o ensejo para discussão rápida de tópicos importantes para o desenvolvimento da região como apontamentos técnicos referente à regularização de atrativos, e questões referente à formalização Jurídica da Associação Veadeiros quanto IGR.
Este encontro foi o primeiro realizado em São João d´Aliança, contando com a presença da Prefeita Débora Domingues, e seus secretários Geraldo Bertelli e Gustavo Fernandes.
No encontro a prefeita garantiu seu comprometimento com a atividade turística, mostrando planos e destaques em sua gestão valorizando a atividade, confirmando inclusive sua presença em outros eventos do setor, como feiras de turismo, fóruns e seminários.
Um ponto relevante discutido no evento foi a revitalização do COMTUR do município como algo prioritário entre os empresários do setor.
Um outro tópico abordado no encontro foi a questão do conflito de interesses entre o desenvolvimento da atividade turística na região com uma outorga emitida pela Agencia Nacional de Mineração que resultou no fechamento dos atrativos turísticos das Águas termais no município de Colinas do Sul, que vem gerando uma série de insatisfações e prejuízos à comunidade que depende desta atividade como fonte de renda sustentável.
Além da Visita guiada à cachoeira, a programação contou com essa roda de conversas e um almoço com elementos da culinária típica da região, incluindo uma diversidade de alimentos produzidos na Reserva Agroecológica Bellatrix, sede do atrativo Cachoeira do Label como açafrão, “Ceviche de Gueroba”, mandioca, e vegetais diversos garantindo a experiencia completa e produtiva aos integrantes do evento.