Artigo: IV Seminário de Identidade, Didática e Mediações Pedagógicas na Formação de Professores
“Mesmo diante de inúmeros desafios, acadêmicos de Pedadogia da UEG – Câmpus Campos Belos organizam e realizam Seminário.
Encerrou-se na última quinta, 24, o IV Seminário de Identidade, Didática e Mediações Pedagógicas na Formação de Professores.
Na noite de abertura, segunda-feira, realizada na Câmara Municipal de Campos Belos, além da presença de autoridades do Poder Legislativo Municipal e do Prefeito Eduardo Terra, foi constituída uma mesa redonda composta pelo Prof. Me Fabiano Arantes, do IF Goiano – Campus Campos Belos, das Professoras Drª Magda Costa e Drª Sonia Neiva, da Universidade Federal do Tocantins e do Prof. Dr. Rosolindo Vila Real, da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos. O tema da mesa redonda foi: “Formação de professores e docência: questões, impasses e reviravoltas”.
No segundo dia foram ministrados minicursos e oficinas no câmpus da UEG. Temas que abordaram a Base Nacional Comum Curricular, a Educação Quilombola, o processo Ensino-Aprendizagem e muitos outros fizeram parte da programação.
Na quarta-feira, novamente na Câmara Municipal de Campos Belos, a Prof. Drª Kátia Curado, da Universidade de Brasília (UnB) apresentou a palestra “Formação e identidade docente em tempos de conservadorismo”.
Ao longo do evento foram abertos espaços para apresentações artísticas e culturais, mas a noite de encerramento foi reservada para momentos de descontração com apresentações de vários artistas locais, como alunos e professores da UEG – Câmpus Campos Belos e convidados externos. Na ocasião tivemos a participação do cantor Beto Costa, Higor Ramiro e muitos outros.
Mais de 350 inscrições foram realizadas para o evento, cuja carga horária total chega a 30 horas.
O ambiente universitário é um local onde a política e a democracia devem sempre ser respeitadas.
É importante destacar que tanto o Seminário de Pedagogia quanto a Semana de Letras são eventos que fazem parte do calendário acadêmico. Não inventamos nada.
Com o apoio incondicional daqueles que pensam na Universidade Estadual de Goiás – Campus Campos Belos como uma instituição transformadora da realidade social local, buscamos superar todas as dificuldades e conseguimos torná-lo realidade.
Texto: Comissão Organizadora – 3º Ano de Pedagogia