Alego pode aprovar hoje “Festa dos Caretas”, de Pouso Alto, em Campos Belos (GO)
37 projetos de lei com parecer favorável estão aptos à votação dos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na reunião desta terça-feira (2), da Assemble Legislativa de Goiás.
Há também, para serem votados, cinco projetos com parecer desfavorável e uma série de vetos da Governadoria. Além disso, 19 processos devem ser distribuídos.
Um dos projetos é o no 405/23 – do deputado Wagner Camargo Neto – Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás a Festa Tradicional dos Caretas, no distrito de Pouso Alto, realizada no Município de Campos Belos (GO).
Mais Projetos
Outros projetos de lei com parecer favorável a ser votado na CCj é o de no 435/2023, do líder do governo na Alego, Wilde Cambão (PSD).
O projeto define a Política de Desenvolvimento ao Adulto com Transtorno do Espectro Autista, que prevê, no artigo 1º, que “o Poder Executivo deverá assegurar o diagnóstico e o tratamento de adultos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) dentro da rede pública de saúde do Estado Goiás”.
Ficam previstas também a capacitação de profissionais da área de saúde mental para atender os adultos com TEA e o desenvolvimento de um atendimento multidisciplinar e integral.
De autoria de Amilton Filho (MDB), o projeto no 445/23, por sua vez, obriga as empresas locadoras de veículos localizadas em Goiás a disponibilizarem automóveis adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Também estão aptos à votação com pareceres favoráveis os 30 projetos seguintes:
Projeto no 8809/21 – deputado Charles Bento – Dispõe sobre a doação e transmissão definitiva dos computadores desktop ChromeBooks entregues aos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino.
Projeto no 10270/22 – deputado Wilde Cambão – Declara de utilidade pública a Casa da Criança Santa Maria Faustina, com sede no município de Padre Bernardo.
Projeto no 10749/22 – deputado Antônio Gomide – Declara de utilidade pública o Instituto Caminho do Meio Alto Paraíso, com sede no município de Alto Paraíso de Goiás.
Projeto no 10850/22 – deputado Charles Bento – Concede título de cidadania a Igor França Guedes.
Projeto no 106/23 – deputado Lincoln Tejota – Institui, no calendário cívico Cultural do Estado de Goiás, o dia da Cannabis Terapêutica.
Projeto no 181/23 – deputado Lucas Calil – Declara de utilidade pública a Associação Vida de Cão, com sede no município de Inhumas.
Projeto no 273/23 – deputado Coronel Adailton – Dispõe sobre o reconhecimento dos Doces de Nerópolis como patrimônio cultural e imaterial goiano.
Projeto no 283/23 – deputado Veter Martins – Torna obrigatória, em estabelecimentos que comercializam plantas, a afixação de cartaz informativo sobre plantas tóxicas aos animais.
Projeto no 289/23 – deputado Talles Barreto – Dispõe sobre os impedimentos aplicados aos invasores de propriedades rurais no âmbito do Estado de Goiás e dá outras providências.
Projeto no 293/23 – deputado Gustavo Sebba – Fica criada a Galeria Lilás no âmbito da Assembleia Legislativa de Goiás.
Projeto no 306/23 – deputado Lucas Calil – Declara de utilidade pública a Associação Vida de Cão, com sede no município de Inhumas.
Projeto no 319/23 – deputado Delegado Eduardo Prado e outros – Concede título de cidadania a Angelo Mauro Antinarelli.
Projeto no 326/23 – deputado Cristiano Galindo – Institui o Dia Estadual do Fisioterapeuta.
Projeto no 345/23 – deputado Júlio Pina – Declara de utilidade pública a Associação Acolher, com sede no município de Castelândia-GO.
Projeto no 366/23 – deputado Paulo Cezar Martins – Institui o Dia Estadual da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás.
Projeto no 368/23 – deputado Talles Barreto – Dispõe sobre a redução do ICMS incidente nos produtos sem lactose no âmbito do Estado de Goiás.
Projeto no 375/23 – deputado Paulo Cezar Martins – Institui o Dia Estadual da Fundação Rotária.
Projeto no 376/23 – deputado Paulo Cezar Martins – Institui o Dia Estadual do Contador.
Projeto no 377/23 – deputado Paulo Cezar Martins – Institui o Dia Estadual do Ostomizado.
Projeto no 378/23 – deputado Paulo Cezar Martins – Institui o Dia Estadual do Médico Oncologista.
Projeto no 379/23 – deputado Bruno Peixoto e outros – Concede título honorífico de cidadania a Vicente Datena Neto.
Projeto no 385/23 – deputado Veter Martins – Declara de utilidade pública a Associação dos Deficientes de Aparecida de Goiânia – ADAP, com sede no município de Aparecida de Goiânia.
Projeto no 393/23 – deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública o Centro de Convivência Seio de Abraão – Serviço de Ensino, Apoio, Resgate e Auxílio, com sede no município de Goiânia.
Projeto no 395/23 – deputado Dr. George Morais – Dispõe sobre o reconhecimento da Caminhada da Fé como patrimônio cultural e imaterial goiano.
Projeto no 405/23 – deputado Wagner Camargo Neto – Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás a Festa Tradicional dos Caretas de Pouso Alto, realizada no Município de Campos Belos.
Projeto no 407/23 – deputado Wagner Camargo Neto – Institui o dia do atleta paralímpico no âmbito do Estado de Goiás.
Projeto no 447/23 – deputado Cairo Salim – Confere ao município de Cristianópolis o título de ‘Capital da Fé Cristã’
Projeto no 451/23 – deputado Paulo Cezar Martins – Institui a Política Estadual Adote a Saúde no âmbito do Estado de Goiás.
Projeto no 460/23 – deputado Júlio Pina – Declara de utilidade pública a Associação Guerreiros da Última Hora, com sede no município de Goiânia.
Projeto no 464/23 – deputado José Machado – Acrescenta exceção à proibição de uso de fogos de artifício em festividades culturais reconhecidas como patrimônio cultural.