Corpo de Bombeiros de Goiás aumenta em 50% eficácia no combate a incêndios

Enfim, após mais de 100 dias, as primeiras chuvas chegaram para amenizar a seca histórica em Goiás. Um alívio, especialmente em Goiânia, onde o tempo seco durou 131 dias.
Mais uma vez, o trabalho efetivo e estratégico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás foi fundamental no combate, na prevenção e na conscientização da população. Segundo dados divulgados pela Corporação, foram atendidas neste ano 9.051 ocorrências de incêndios florestais, enquanto que ao longo de todo o ano de 2018 foram 5.803 registros no total.
O ápice foi o mês passado, considerado o “Setembro Negro”, quando o número de ocorrências extrapolou, com o segundo pior índice registrado desde 1998 no período.
O coordenador geral da Operação Cerrado Vivo (OCV), tenente-coronel Tiago Dias Coelho, atribui o êxito à mudança na metodologia de trabalho e ações de melhorias na gestão.
“O último grande incêndio havia sido em 2017, em que as equipes ficaram 11 dias trabalhando no combate ao fogo.
Na avaliação do comandante, a participação de agentes especializados desde os primeiros momentos nas ocorrências foi um divisor de águas em termos de gestão operacional.
Conscientização e prevenção
A presença de equipes florestais de plantão na região metropolitana – atuando de forma preventiva em parques e na fiscalização de aceiros –, além do monitoramento por meio de drones agregaram positivamente o trabalho do Corpo de Bombeiros contra o fogo.
Assim que a ocorrência é registrada em uma unidade de conservação, já é considerada um fato grave, mesmo sendo pequena, para que os bombeiros mobilizem grandes recursos.
As estatísticas mostram que, no Brasil, 83% dos incêndios em tempos de seca é fruto de ações humanas criminosas.
Cerca de 100 mil pessoas, entre crianças e adultos, foram alcançadas na distribuição de cartilhas.
O comandante da Operação Cerrado Vivo atribuiu ainda os resultados positivos do trabalho da Corporação à nova filosofia de trabalho do Governo de Goiás.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás