Criatividade e combinação de sabores marcam o III Festival Gastronômico de Arraias (TO)

Aromas, texturas, sabores, musicalidade. O final de semana do III Festival Gastronômico de Arraias foi marcado pelas diversas experiências sensoriais. Na Praça da Matriz,entre os dias 12 e 13, foram montadas 18 barracas para que o público pudesse escolher entre as delícias que se apresentavam. 


Para ser selecionado e garantir a venda do produto, o chefe deveria criar um prato que remetesse a história da região, utilizando matérias-primas do cerrado.

Logo na primeira noite, a expectativa do público foi superada à medida em que o cheiro de comida boa tomava de conta do local. 


Pizza de pequi, arroz serigado com gueroba, chambari, coxinha de peixe, suco de manga verde, sobremesa de mangaba com farofa de baru e sorvete de buriti foram algumas das iguarias servidas no Festival, porém, o paladar dos visitantes não foi o único a beneficiar-se na noite.


As vozes de Tamires Gomes e Guilherme Moreira e o show da banda Caliandu agradaram aos ouvidos e contribuíram para deixar o ambiente ainda mais acolhedor. 

Para a professora Ana Carmem, natural de Fortaleza, mas que mora em Arraias há 10 anos, o evento é uma oportunidade de lazer e cultura. 

“É um prazer participar de um festival tão organizado como esse”, disse a professora, acompanhada do marido e da filha. Já seu marido, italiano e também professor, Claudio Ulisse, afirmou que a pizza de pequi estava aprovada. 

“Fui surpreendido pela mistura da Itália com o cerrado tocantinense e gostei”, brincou o professor.

A valorização da cultura tocantinense ficou por conta das apresentações de rodas de capoeira e não poderia faltar, claro, a sússia, dança que tem sua origem no período escravagista e faz parte do folclore da cidade de Arraias. 

Os arraianos tomaram conta da praça e deixaram as pessoas admiradas com as performances, o público interagiu e se juntou aos participantes para dançar.

Fomento ao turismo

O presidente da Agencia de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, foi representado pela superintendente do turismo, Maria Antônia Valadares, que, além de enfatizar a importância destes eventos como meio de fomentar o turismo, destacou a possibilidade de fortalecer a economia local. 


“O governador Mauro Carlesse acredita muito na gestão empreendedora e este festival movimenta a economia, atrai turistas e contribui para despertar nos criadores dos pratos o interesse pelo empreendedorismo. 

São eventos como esse que tornam o Tocantins um destaque turístico em nível nacional e internacional”, pontuou a superintendente. Pratos vencedores

Os premiados da edição de 2019 foram: 1º lugar – Açaí Mangabaru; 2º lugar – Chambari Love; 3º lugar – Farofa da Terra. 


O principal objetivo do evento é a valorização da culinária regional do nordeste goiano e sudeste do Tocantins, bem como a conservação do Bioma Cerrado por meio do fomento e da utilização de seus insumos. 

O festival foi realizado pelo Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Arraias, com apoio da Prefeitura Municipal.

Fonte: UFT

Deixe um comentário