Líder Kalunga e Dra. Honoris Causa pela UEG chega aos 90 anos

A líder da comunidade Kalunga, Procópia dos Santos Rosa, chega aos 90 anos nesta sexta-feira, 10. Nascida no dia 10 de fevereiro de 1933, a líder nasceu e vive na comunidade Kalunga, do lado direito do rio Paranã, no município de Monte Alegre de Goiás.

É mãe de dois filhos, tem 12 netos, 70 bisnetos e 15 tataranetos.

Desde que foi reconhecida como líder pela presença marcante, a matriarca lutou contra o racismo e conseguiu unir a comunidade para buscar benefícios como a titulação das terras, energia elétrica, escola e internet.

Em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo da vida em prol do seu povo, a Universidade Estadual de Goiás, por meio do Conselho Superior Universitário (CSU|UEG), aprovou e entregou o título de Doutora Honoris Causa a Procópia dos Santos Rosa no mês de dezembro de 2022, numa solenidade cheia de simbolismos, realizada na própria comunidade e marcada pela presença de diversas autoridades de Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

A líder quilombola também teve seu nome indicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz, entre mil mulheres do mundo, sendo apenas 52 brasileiras.  

Deixe um comentário