Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis de Dianópolis (TO) supera meta anual e conclui mais de 135 inquéritos policiais em 2022
Durante o ano, foram realizadas inúmeras prisões que trouxeram mais paz e segurança às centenas de vítimas do município localizado no sudeste do Estado
A Polícia Civil do Estado do Tocantins (PC-TO) celebra neste mês de dezembro um grande feito no combate à violência contra à mulher e vulneráveis na cidade de Dianópolis e demais municípios da região Sudeste do Estado.
Trata-se de mais de 135 inquéritos policiais concluídos somente ao longo do ano de 2022, pela 10ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e Vulneráveis – 10ª DEAMV de Dianópolis, os quais resultaram no indiciamento de mais de 100 pessoas por crimes de violência doméstica praticados na cidade.
Somente ao longo do ano de 2022 foram instaurados, entre outros procedimentos policiais, 97 inquéritos, sendo que 70% desses procedimentos foram concluídos e os relatórios conclusivos submetidos à apreciação do Ministério Público e Poder Judiciário.
Conforme explica o delegado regional de Dianópolis e também titular da 10ª DEAMV, Márcio Duarte, a unidade policial acumulava grande volume de passivo, por isso estabeleceu no início do ano de 2022, a meta de conclusão de 120 inquéritos policiais, sendo o objetivo almejado foi alcançado ainda em meados de novembro.
Com isso, as dezenas de procedimentos policiais em que se apuravam, por exemplo, atos de violência doméstica e familiar contra a mulher, delitos contra idoso e crimes de estupro de vulneráveis, foram concluídos e diversos investigados indiciados.
O delegado Márcio Duarte destaca que a marca de 135 inquéritos policiais finalizados demonstra o empenho, dedicação e comprometimento da equipe da Delegacia que desempenha cotidianamente suas funções na Unidade.
“Alcançar uma marca tão expressiva é motivo de muito orgulho e satisfação não somente para a Polícia Civil, mas principalmente para a sociedade dianopolina, que é a maior beneficiária dos serviços prestados pela Segurança Pública.
Os números atingidos tem uma simbologia muito especial, pois significam um aumento considerável em relação ao ano de 2021 e se revestem de um maior significado, uma vez que trata-se de mais de uma centena de indiciamento e também inúmeras prisões que foram possibilitadas, por meio da ação eficiente e célere da 10ª DEAMV”, destacou a autoridade policial.
As equipes da 10ª DEAMV também atuam para dar celeridade à conclusão dos inquéritos que foram instaurados e já tramitam no sentido de esclarecer esses crimes hediondos em Dianópolis e região.
Atuação Integrada
Os números alcançados se tornam mais expressivos quando comparados ao ano de 2021, quando foram instaurados 133 inquéritos, porém pouco mais de 40 procedimentos acabaram finalizados no ano passado.
O delegado Márcio Duarte considera que o aumento expressivo nos índices de inquéritos concluídos se deve também à atuação integrada da Polícia Civil com os demais órgãos que compõem a rede de proteção aos grupos vulneráveis, a exemplo do Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Operações
Além dos 135 inquéritos já concluídos, as equipes da 10ª DEAMV também participaram de várias operações realizadas ao longo do ano, e que resultaram em prisões, não somente de investigados por violência doméstica contra a mulher e vulneráveis, mas também de suspeitos pela prática de outros tipos de delitos graves, tais como homicídio e tráfico de drogas.